Sobre a teoria da não-analisibilidade do conhecimento de Williamson

Autores

  • Luís Estevinha Rodrigues Doutor em Filosofia,Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia. Postdoctoralfellow do grupo LANCOG

Palavras-chave:

Análise. Conhecimento. Justificação. Crença. Verdade.

Resumo

Há uma intuição perene em teoria do conhecimento segundo a qual o conhecimento é analisável. Grosso modo, supõe-se que o conceito conhecimento pode ser elucidado graças a conceitos mais primitivos e mais claros do que o próprio conceito de conhecimento. Esta perspectiva foi recentemente desafiada de forma severa por Timothy Williamson, o qual argumenta que não é possível encontrar-se uma análise conceptual verdadeira do conhecimento e que o próprio conceito de conhecimento é primitivo. Neste ensaio inspeccionamos essa teoria e algumas réplicas, concluindo que os argumentos de Williamson contra o projecto de análise do conhecimento somente colhem à luz de uma interpretação usual mas quanto a nós demasiado rígida do significado de ‘análise’. No final do ensaio submetemos uma interpretação alternativa de ‘análise’ que deixa em aberto a possibilidade de elucidar-se o conceito de conhecimento por essa via. O nosso derradeiro objectivo é mostrar as vantagens teóricas resultantes dessa possibilidade.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

Artigos