Razão comunicativa e esfera pública: aspectos filosóficos e educativos na ótica de Jurgen Habermas

Autores

  • Anderson de Alencar Menezes
  • Virgílio Andrade Neto

Palavras-chave:

Habermas. Educacional. Razão comunicativa.

Resumo

O ambiente educacional passa por constantes mudanças e nele estão presentes as interações do mundo da vida e as várias possibilidades da razão. Habermas define que o horizonte da modernidade está se deslocando e vivemos num mundo pós-metafísico. Logo, a razão precisa descortinar o outro que é a linguagem e assim reencontrar um caminho para a razão comunicativa. Nesse sentido, o ambiente educativo, passa a ser o local ideal para as experiências argumentativas que necessitam de uma base procedimental para sua plena efetivação, que possibilitará uma enorme contribuição nas práticas pedagógicas atuais. Assim, repensar a ação comunicativa no contexto educativo passa a ser, além de um desafio, uma forma de propor respostas às neuroses e enfrentamento às ameaças colonizadoras do capital, para que a interação entre pessoas desague em mediações intersubjetivas no ambiente da escola, com interações comunicativas na formação de novos entendimentos, que é tarefa crucial na releitura dos paradoxos da educação.

Biografia do Autor

Anderson de Alencar Menezes

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Membro do Gt Ética e Cidadania/ANPOF.

Virgílio Andrade Neto

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoa.

Referências

ARROYO, Miguel G., Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: vozes, 2011. 376p. BERTEN, A. Habermas, Esfera Pública, Racionalização, Aprendizado. Problemata:

R. Intern. Fil., v. 3, n. 2, p. 11-33, 2012. ISSN 2236-8612.

COUTINHO, Maria de Sousa Pereira. Racionalidade Comunicativa e Desenvolvimento Humano em Jürgen Habermas: bases de um pensamento educacional. – (Forum de ideias:16), Lisboa: Edições Colibri, 2002, 416p.

FREITAG, Bárbara. A teoria crítica ontem e hoje, 4. ed., São Paulo: editora brasi- liense, 1993.

HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002. _____. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Beno

Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012 - reimpressão.(v. I).

_____. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011 - reimpressão.(v. II).

_____. Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa / Jürgen Habermas. Trad. Denilson Luís Werle. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

_____. O futuro da natureza humana: a caminho de uma eugenia liberal? / Jürgen Habermas. Trad. Karina Jannini. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins, 2010.

_____. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

_____. Teoria do agir comunicativo, 1: racionalidade da ação e racionalidade social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

LIMA, João Francisco Lopes de. Reconstrução da tarefa educativa: uma alternativa para a crise e a desesperança. Porto Alegre: Mediação, 2003, 128 p.

MÜHL, Eldon Henrique. Habermas e a educação: ação pedagógica como agir co- municativo. Passo Fundo: UPF, 2003, 344 p.

MENEZES, Anderson de Alencar. Educação e emancipação: por uma racionali- dade ético-comunicativa. Maceió: EDUFAL, 2014. 137 p.

MENEZES, A. Ética e Cidadania Multicultura na Perspectiva de Jurgen Habermas. Problemata: R. Intern. Fil., v. 4, n. 3, p. 157-176, 2013. ISSN 1516-9219.

PRESTES, Nadja Mara Hermann. Educação e racionalidade: conexões e possibili- dades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996, 138 p.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Edição

Seção

Dossiê Ética e Cidadania