Considerações acerca das antinomias da razão em Kant

Autores

  • Douglas João Orben
  • Thadeu Weber

Palavras-chave:

Kant. Hume. Antinomia. Razão.

Resumo

O artigo pretende localizar e apresentar uma possível solução à seguinte questão: qual o motivo e a origem do despertar filosófico da razão para a postura crítica? Assim, analisa-se a relação entre o conflito antinômico da razão e sua influência na origem da filosofia crítica, ressaltando a função que o ceticismo de Hume pode ter assumido no despertar filosófico kantiano. Neste contexto, procura-se esclarecer um possível conflito textual (o qual Henry Allison qualifica como algo estranho na obra kantiana) entre as antinomias da razão e a conhecida confissão de Kant que identifica David Hume como aquele que o despertou de seu sono dogmático.

Biografia do Autor

Douglas João Orben

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS (Porto Alegre/RS) e professor de graduação e pós-graduação do curso de Filosofia da Faculdade Palotina / FAPAS (Santa Maria/RS).

Thadeu Weber

Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, nos programas de pós- graduação em Filosofia e em Direito e na graduação em Filosofia.

Referências

ALLISON, Henry E. Kant’s theory of freedom. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

______. El idealismo trascendental de Kant: una interpretación y defensa. Prólogo e tradução de Dulce María Granja Castro. Barcelona/México: Anthropos/ Universidad Autónoma Metropolitana – Iztapalapa, 1992.

ESTEVES, Julio Cezar Ramos. Kant tinha de compatibilizar tese e antítese na 3a antinomia da “Crítica da Razão Pura”?. Analytica, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 123-173, 1997.

GRIER, Michelle. Kant’s doctrine of transcendental illusion. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

HENRICH, D. The unity of reason: essays on Kant’s philosophy. Trad. Richard Velkley. London: Harvard University Press, 1994.

______. La noción kantiana de deducción y los antecedentes metodológicos de la primera Crítica. Argumentos Trascendentales. Org: Isabel Cabrera. México: Universidad nacional autónoma de México, 1999.

HÖFFE, O. Immanuel Kant. Trad. Christian V. Hamm e Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

KANT, I. Crítica da razão pura. 5. ed. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

______. Prolegómenos a toda a metafísica futura: que queira apresentar-se como ciência. Lisboa: Edições 70, 1987.

______. Progressos da Metafísica. Lisboa: Edições 70, 1995. (Textos filosóficos, 5). ______. Realidade e existência: lições de metafísica. Introdução e ontologia. São

Paulo: Paulus, 2002. (Coleção: Filosofia).

LEBRUN, G. Kant e o fim da metafísica. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

LICHT DOS SANTOS, P. R. Algumas observações sobre a dialética transcendental: o fim da Crítica da razão pura. Studia Kantiana, v. 6/7, 2008.

NEIMAN, S. The unity of reason: rereading Kant. New York: Oxford, 1994.

PATON, H. J. Kant’s metaphysics of experience. London: George Allen & Unwin,

2 v.

SMITH, N. K. A commentary to Kant’s Critique of pure reason. London: Macmillan, 1918.

TORREVEJANO, M. Razón y metafísica em Kant. Madrid: Narcea, 1982.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos