Ensino de Filosofia e responsabilidade pelo mundo: Aproximações (in) adequadas entre Paulo Freire e Hannah Arendt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.8

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. Educação. Mundo. Responsabilidade.

Resumo

O presente texto pretende discutir uma aproximação entre Hannah Arendt e Paulo Freire. Esta aproximação não nega as especificidades de cada autor e as fronteiras que demarcam seus interesses como pensadores. Assim, centramos a aproximação naquilo que nos parece ser uma interseção entre ambos, qual seja: uma noção de educação como responsabilidade pelo mundo e, neste contexto, discutiremos a relevância do ato de ensinar e do ensino de filosofia em específico. Tomamos como metodologia a exegese textual.

Biografia do Autor

Ricardo George Araújo Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

Doutor em Filosofia. Professor do curso de Graduação e do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Filosofia da UFC [PROF-FILO-UFC]. Editor da revista de Filosofia Reflexões, disponível na web em: www.revistareflexoes.com.br.

Referências

ALMEIDA, Vanessa S. Amor mundi e Educação: reflexões sobre o pensamento de Hannah Arendt. 2009.193p. Tese (Doutorado em filosofia) - Universidade de São Paulo. 2009.

ALBUQUERQUE. Targélia de S. Gestão Paulo Freire: A ousadia de democratizar a “educação na cidade de São Paulo (1989- 1991). In: Paulo Freire: Vida e Obra. Org. Ana Inês. São Paulo. Expressão Popular. 2010.

ALVES NETO. Rodrigo Ribeiro, Alienação do Mundo: uma interpretação da obra de Hannah Arendt. São Paulo: Ed. Loyola /PUC-Rio. 2009.

AGUIAR. Odílio Alves. Direitos humanos como “direito a ter direitos” em Hannah Arendt. In: Filosofia e Direitos humanos. Org. Odílio Alves Aguiar et al. Fortaleza. Ed. UFC. 2006.

ARENDT. Hannah. A vida do Espírito. Trad. Cesár Augusto de Almeida et.al. Rio de Janeiro – RJ. Ed. Cia das Letras. 2009.

ARENDT. Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mario W. Barbosa. São Paulo – SP. Ed. Perspectiva. 2001.

ARENDT. Hannah. A condição Humana. Trad. Roberto Raposo. Revisão Técnica: Adriano Correia. 13ª edição. Rio de Janeiro. Forense Universitário. Rio de Janeiro. 2019.

DUARTE. André. Hannah Arendt e pensamento político: a arte de distinguir e relacionar conceitos. Revista Reflexões. Ano, 5, nº. 9. De Jan/jun de 2013. Acesso em 20/05/2020. http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19001/29720

FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro – RJ. Ed. Paz e Terra. 1999.

FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire. Rio de Janeiro – RJ. Ed. Paz e Terra. 2005.

FREIRE. Paulo. Carta do direito e do dever de mudar o mundo. In: Paulo freire – Vida e obra. Org. Ana Inês Souza. São Paulo. Ed. Expressão Popular. 2010.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janerio – RJ. Ed. Paz e Terra. 1992.

FIORI. Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra [Prefácio] In: Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire. Rio de Janeiro – RJ. Ed. Paz e Terra. 2005.

HEGEL. Fenomenologia do Espírito. Trad. Paulo Meneses. 3ª ed.. Petrópolis – RJ. Editora Vozes.1997.

LIMA VAZ. Henrique Cláudio. A formação do pensamento de Hegel. São Paulo – SP. Ed. Loyola. 2014.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. Coleção os pensadores. São Paulo – SP. Editora nova Cultural. 1999.

PLATÃO. A República. Trad. Maria Helena. Lisboa. 3ª Edição. Ed. Calouste. 1980.

WU. Roberto. Do desejo ao reconhecimento: a luta pela afirmação da autoconsciência. In: Comemoração aos 200 anos da “Fenomenologia do Espírito “ de Hegel.. Org. Eduardo Chagas Et. al. Fortaleza. Ed. UFC 2007.

RODRIGO. Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino Médio. Col: Formação de Professores. Campinas – SP. Ed. Autores Associados. 2009.

SILVA. Ricardo George de A. Educação e Responsabilidade pelo mundo: reflexões em torno do pensamento arendtiano. In: O futuro entre o passado e o presente – anais do V encontro Hannah Arendt. Org. Odílio Alves Aguiar et. Al. Ed. Passo Fundo. IFIBE. 2012.

KOJÈVE, A. Introdução à leitura de Hegel. Rio de Janeiro. Ed. Contraponto, 2002.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Edição

Seção

Artigos