Lima Vaz: entre a negação da metafísica e a anacronia da razão absoluta pela epistemologia da modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.26.10

Palavras-chave:

Negação da metafísica. Anacronia da razão. Epistemologia da modernidade. Enigma da modernidade.

Resumo

A perda da capacidade de compreensão do tempo presente, marcada pela instrumentalização da razão, abandonando a dimensão metafísica, atinge a própria condição existencial humana, gerando uma anacronia. Diante disso, faz-se necessário apresentar e compreender as causas que levaram a essa condição, a partir da construção de uma fenomenologia da modernidade, através da leitura de Henrique Cláudio de Lima Vaz. A partir daí, será possível estabelecer um caminho que consiga explicar o contexto da sociedade atual, sua complexidade e a geração de seu enigma: a inexistência de um ethos. Inexistindo o ethos como referência fundante do ethos-hexis, a praxis perde seus referenciais, sendo orientada não pelo finalismo do logos – absoluto da razão –, mas pelas necessidades meramente objetificadas, marcadas pelo relativismo dos valores e por práticas egoístas. De maneira direta, essa alteração na realidade tempo-histórico-social-ética fará com que o humano acabe por perder sua liberdade e, consequentemente, sua identidade.

Biografia do Autor

Savio Gonçalves dos Santos, Universidade de Brasília

Pós-doutorando e Pesquisador Colaborador Pleno do Programa de Pós-graduação em Metafísica da Universidade de Brasília | UnB. Doutor em Bioética pelo Programa de Pós-graduação da Cátedra de Bioética da Unesco | UnB. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia | UFU. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, da pós-graduação lato sensu (Bioética, Filosofia Ambiental, Filosofia da Educação e Metodologia da Pesquisa), da graduação e EAD da Universidade de Uberaba | UNIUBE. Tem experiência nas seguintes áreas: Bioética, Biodireito, Filosofia, Ética, Metafísica, Educação, Antropologia, Metodologia Científica, Política e Sociologia.

Gabriele Cornelli

Doutor. Universidade de Brasília. Programa de Pós-graduação em Metafísica.

Referências

BARBIERI, P. Sobre a Natureza, de Parmênides de Eleia. Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 33, n. 1, p. 311–325, 2020.

DESCARTES, R. Regulae ad directionem ingenii. Cogitationes privatae. 1. ed. Hamburg: Felix Meiner Verlag, 2011.

PARMÊNIDES. Da Natureza. 2. ed. Petrópolis: Loyola, 2002.

PERINE, M. Niilismo ético e filosofia. In: Diálogos com a cultura contemporânea. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2003. p. 170.

VAZ, H. C. DE L. Escritos de Filosofia III: Filosofia e Cultura. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

VAZ, H. C. DE L. Morte e vida da filosofia. Pensar, v. 2, n. 1, p. 08–23, 2011.

VAZ, H. C. DE L. Escritos de Filosofia VII: raízes da modernidade. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

Downloads

Publicado

2021-05-08

Edição

Seção

Artigos