Universidade e regionalismo em Benedito Nunes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.2

Palavras-chave:

Amazônia. Naturalismo. Regionalismo. Universidade

Resumo

O Presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da temática em questão, tomando por base a aula inaugural apresentada pelo professor Benedito Nunes em abril de 1999, envolvendo uma fase pré-universitária e a existência de uma intelegentsia local na Amazônia, inspirada pelo regionalismo, e que influenciou de forma decisiva a criação da Universidade Federal do Pará.

Biografia do Autor

Jorge Sarmento, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Filosofia (UFPA). Mestre e Doutor em Ciências Sociais (UFPA). Bacharel em Administração (UFPA) e Pós-Graduação (Lato sensu) em Educação e Problemas Regionais (UFPA). É professor Associado da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência na área de Filosofia Política, Ciência Política, Filosofia do Direito, Sociologia do Direito e Ética.

Referências

CUNHA, Euclides da. Um paraíso perdido: ensaios, estudos e pronunciamentos sobre a Amazônia. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1994.

FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; NUNES, Benedito. Luzes e sombras do Iluminismo paraense. In: BEZERRA NETO, José Maria; GUZMÁN, Décio de Alencar (Orgs.). Terra Matura. Historiografia & História Social na Amazônia. Belém: Paka-Tatu, 2002.

NUNES, Benedito. Universidade e regionalismo (Aula inaugural do ano de 1999). Belém: DAVES/UFPA: 1999.

SOUZA, Inglês de. Contos Amazônicos. São Paulo: Martin Claret, 2012.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Dossiê Benedito Nunes