Releituras do simbólico e da Lei na teoria de gênero de Judith Butler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.15

Palavras-chave:

Teoria de gênero. Lacan. Simbólico. Resistências. Cultura.

Resumo

O artigo discute como os conceitos de simbólico e Lei aparecem na construção da teoria de gênero de Judith Butler. Explicita-se como a autora recorre ao conceito de proibição como marco de análise, de forma que se produz uma inflexão entre seu pensamento e a psicanálise. Além disso, se analisa como é realizada a articulação entre psiquismo e poder em Butler, momento no qual ela estabelece um diálogo com Michel Foucault. Assim, a partir uma proposição que mescla aspectos do psiquismo com dinâmicas de funcionamento do poder, Butler realiza uma releitura da teorização lacaniana tradicional sobre o simbólico, com a finalidade de visibilizar processos de resistência que permitem a reconfiguração do simbólico e da cultura, empreendimento que pode ser aproximado ao realizado por Deleuze e Guattari, ainda que Butler recuse uma aproximação teórica com esses autores.

Biografia do Autor

André Luiz dos Santos Paiva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista CAPES/BRASIL de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea - PPGEduC da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. 

Referências

BAREMBLITT, Gregorio. Introdução à Esquizoanálise. 3ª ed. Belo Horizonte: Instituto Félix Guattari, 2010.

BUTLER, Judith. Bodies that matter, on the discursive limits of "sex". Nova Iorque, Londres: Routledge, 1993.

BUTLER, Judith. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. 2ª ed. New York, London: Routledge, 1999.

BUTLER, Judith. The Psychic Life of Power: Theories in Subjection. Califórnia: Stanford University Press, 1997.

BUTLER, Judith. Undoing gender. New York, London: Routledge, 2004.

CLAVURIER, Vincent. Real, simbólico, imaginário: da referência ao nó. Estudos de Psicanálise. Rio de Janeiro, n. 39, p. 125-136, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. 2ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2011.

FOUCAULT, Michel. A sociedade punitiva. Curso no Collège de France (1972-1973). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

LACAN, Jacques. O simbólico, o imaginário e o real: conferência de 8 de julho de 1953 na Sociedade Francesa de Psicanálise [online]. 1953. Disponível em: <http://psicoanalisis.org/lacan/rsi-53.htm>. Acesso em: 21.jul.2021.

NAVARRO, Pablo Pérez. Del texto al sexo: Judith Butler y la performatividad. Espanha: Editorial Egales, 2008 (Arquivo Kindle).

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Varia