Complexidades do uso atributivo de descrições definidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.15

Palavras-chave:

Teoria da referência. Distinção atributivo/referencial. Semântica.

Resumo

O artigo de Keith S. Donnellan “Reference and Definite Descriptions” (1966) foi escrito com a intenção de mostrar que as teorias de Bertrand Russell e Peter F. Strawson falham por igual em capturar o uso linguístico efetivo das descrições definidas. Contudo, situação se complica para Donnellan à luz do fato de que muitos usos concebíveis de descrições definidas não parecem caber em nenhuma das duas categorias. Há usos que devem ser entendidos antes como motivados pela deferência do que como atributivos, assim como há usos em que variadas falências referenciais cometidas pelos falantes têm como consequência situações em que a descrição simplesmente não dá conta da variedade de possibilidades, vale dizer, casos em que não cabe falar nem em uso referencial nem em uso atributivo. A razão para tanto parece ser a de que dificilmente há um uso atributivo “puro”. As descrições usadas nos exemplos corriqueiros contêm normalmente elementos referenciais, como nomes e indexicais. Quando estes são mal empregados, a insuficiência da distinção de Donnellan é exposta. A segunda tese aqui apresentada é a de que os usos atributivos previstos no artigo clássico de Donnellan se caracterizam por sua natureza inferencial distintiva, com a consequência de que o seu uso atributivo é em geral menos natural e plausível do que o uso referencial

Biografia do Autor

Rodrigo Jungmann de Castro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Filosofia pela University of California, Riverside, onde também desempenhou atividades de ensino. Atualmente é Professor Adjunto II na Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em filosofia da linguagem, além de interesses substanciais nos campos da ética normativa, da filosofia da religião e da filosofia política.

Referências

DONNELLAN, K. “Reference and Definite Descriptions”. Philosophical Review, n. 75, 1966, p. 281-304.

GRICE, H. P. Studies in the Way of Words. Cambridge: Harvard University Press, 1989.

INAN, I. Are “Attributive” Uses of Definite Descriptions Really Attributive?”. Krierion. n. 20, 2006, p. 7-13.

KRIPKE, S. Naming and Necessity. Harvard: Harvard University Press, 1972.

KRIPKE, S. “Speaker’s Reference and Semantic Reference”. In: FRENCH, P. A.; UEHLING, T. E.; WETTSEIN, H. (Eds.). Contemporary Perspectives in the Philosophy of Language. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1979.

NEALE, S. Descriptions. Cambridge: MIT Press, 1990.

RECANATI, F. Direct Reference. Oxford: Blackwell, 1993.

SALMON. N. “The Good, the Bad, and the Ugly”. In: REIMER, M.; BEZUIDENHUIT, A. (Eds.). Descriptions and Beyond. Oxford: Oxford University Press, 2004. p. 230-260.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Varia