Apresentamos à comunidade científica o primeiro número do volume 53 dos Arquivos de Ciências do Mar.

Neste número, trazemos um reconhecimento à vida e à carreira do Professor Doutor Manuel Antônio Furtado Neto, que faleceu no dia 14 de dezembro de 2019. Esta homenagem é, antes de tudo, uma lembrança do legado deixado pelo professor e que esperamos possa também servir de inspiração para pesquisadores da área.

Este volume 53.1 apresenta 6 artigos científicos, 1 artigo de revisão e 3 notas científicas. Importantes contribuições para o conhecimento da biodiversidade brasileira estão presentes em diferentes artigos, como os registros de ocorrência de mamíferos marinhos, Stenella attenuata, Sotalia guianensis, Tursiops truncatus e Trichechus manatus , e ainda do caranguejo Calyptraeotheres garthi. Além de um levantamento de espécies de peixes marinhos capturadas da costa central do Brasil. A relevância destes estudos para a conservação é incontestável, assim, o camurupim (Megalops atlanticus) recebeu destaque em uma importante revisão de estado de conservação, que abordou os principais estudos sobre a espécie nos últimos 20 anos. A atividade pesqueira no Brasil também foi abordada em estudos envolvendo aspectos sobre as artes de captura e do processamento do pescado. A qualidade de água em ambientes estuarinos amazônicos foi abordada e os efeitos da contaminação por compostos organoestânicos em moluscos no Ceará também foram relatadas em diferentes estudos.

Assim, os Arquivos de Ciências do Mar vem tentando contribuir com informação científica de qualidade, atualizada e conectada com os principais temas da área das ciências do mar. Agradecemos a todos os autores que nos confiaram a missão de divulgar os resultados de suas pesquisas, assim, como aos anônimos revisores dos manuscritos pelas importantes correções e sugestões. Estas contribuições só engrandessem esta revista científica.

Boa leitura!


Dra. Cristina de Almeida Rocha-Barreira
Editora-Chefe dos Arquivos de Ciências do Mar