AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DOS FILÉS E RESÍDUOS DA FILETAGEM DO BEIJUPIRÁ CULTIVADO E SELVAGEM

Autores

  • Luciana Antônia Araújo de Castro Doutoranda do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição 3207, Fortaleza, CE 60165-081.
  • Toivi Masih Neto Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Acaraú.
  • Eveline Alexandre Paulo Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Acaraú.
  • Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto Professor do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição 3207, Fortaleza, CE 60165-081.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v50i1.18819

Palavras-chave:

Rachycentron canadum, rendimento, processamento

Resumo

Apesar do potencial de cultivo do beijupirá (Rachycentron canadum), quando se fala em processamento desta espécie de peixe marinho, os conhecimentos de vários aspectos da cadeia produtiva ainda são escassos. O objetivo do presente estudo foi de avaliar o rendimento dos filés e dos resíduos da filetagem do beijupirá selvagem e cultivado, considerando-se o rendimento das vísceras (RVI), rendimento da cabeça (RCA), rendimento da carcaça sem a cabeça (RCR), rendimento do filé inteiro sem pele (RFI), rendimento da pele com escamas (PPE) e o rendimento da barriga (PBA). Foram utilizados doze exemplares de Beijupirá (Rachycentron canadum) com peso médio 2.435 g sendo seis selvagens adquiridos no comércio local do município de Itarema, estado do Ceará, e os outros seis cultivados obtidos da Fazenda de Maricultura de Búzios, localizada em Ilhabela, estado de São Paulo. Os peixes foram eviscerados, decapitados e filetados manualmente. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que não houveram diferenças significativas para o rendimento do filé, vísceras, cabeça e pele entre os beijupirás selvagens e de cultivo. Porém, foram observadas diferenças significativas para os rendimentos da carcaça e do corte da barriga.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Artigos originais