PLANOS TÉCNICOS DE MAQUETES DE REDES DE ARRASTOS COM PORTAS PARA O ENSINO DA TECNOLOGIA PESQUEIRA

  • Natálya de Souza Bernardelli Graduanda em Engenharia de Pesca, Grupo de Tecnologia e Ciência Pesqueira (TECPESCA), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Eduardo Guilherme Gentil de Farias Professor Adjunto II, Grupo de Tecnologia e Ciência Pesqueira (TECPESCA), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Palavras-chave: Tecnologia pesqueira, planos técnicos e recursos didáticos.

Resumo

Maquetes físicas podem auxiliar o ensino acerca da confecção e dimensionamento dos petrechos de pesca, possibilitando levantar questões, comunicar ideias e suscitar hipóteses sobre o comportamento destes dispositivos no ambiente aquático, fornecendo um viés alternativo às metodologias tradicionais de ensino da tecnologia pesqueira que, muitas vezes incitam a falta de estímulo por parte dos discentes. Deste modo, o presente trabalho oferta uma perspectiva ainda inédita para o ensino da tecnologia pesqueira no país: a proposta de planos técnicos destinados à confecção de miniaturas de redes de arrasto com portas. Assim, foram dimensionados quatro planos técnicos miniaturizados da modalidade arrasto, contemplando uma ampla diversidade de planos construtivos para esta modalidade de captura. Os planos técnicos sugeridos permitem a obtenção de maquetes com o mesmo formato geométrico dos planos tradicionais. As frações de corte calculadas consideraram o uso de panagens de poliamida multifilamento com abertura de malha 25 mm. Esperamos que a presente proposta possa fomentar novas metodologias didáticas dedicadas ao ensino de projetos de pesca a partir de um processo reflexivo, promovendo a qualificação de recursos humanos capazes de gerar alternativas tecnológicas viáveis para o setor pesqueiro.

Publicado
2018-08-20
Seção
Notas Científicas