THE IMPORTANCE OF CEARÁ STATE TO THE BRAZILIAN MARINE ORNAMENTAL FISH EXPORTS

Autores

  • Lívio Moreira de Gurjão Analista Ambiental, Núcleo de Pesca da Superintendência do Ibama no Ceará, Av. Visconde do Rio Branco, 3900, Joaquim Távora, CEP 60055-172, Fortaleza-CE, Brasil.
  • Tito Monteiro da Cruz Lotufo Professor Doutor, Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Praça do Oceanográfico, 191, Sala 149B, Butantã, CEP 05508120, São Paulo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v51i1.33495

Palavras-chave:

Espécies ornamentais marinhas, peixes de aquário marinho, aquariofilia marinha, exportações brasileiras, estado do Ceará.

Resumo

O Brasil é um dos principais fornecedores mundiais de peixes ornamentais marinhos e Ceará é o estado exportador de maior relevância no país. Entretanto, existe uma carência de informações atualizadas sobre a atividade, o que é crucial para a explotação sustentável desses organismos. Assim, o presente trabalho fornece os dados mais recentes em relação às exportações brasileiras e, mais especificamente, cearenses de peixes ornamentais marinhos, por meio da análise de informações contidas em 420.871 autorizações de exportação emitidas pelas autoridades ambientais brasileiras nos últimos 10 anos. Os resultados corroboram a relevante paraticipação do estado do Ceará nas exportações nacionais de peixes ornamentais marinhos, mas também mostram um declínio substancial dessa atividade ao longo da última década. Dezesseis espécies foram as mais abundantes e frequentes tanto nas exportações brasileiras quanto nas cearenses. Não surpreendentemente, os pomacantídeos foram os peixes mais importantes comercializados, e provavelmente mais de 283.525 indivíduos foram capturados na natureza em um intervalo de aproximadamente 10 anos. Atualmente as exportações brasileiras são direcionadas principalmente para os países asiáticos e deslocamentos sazonais da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) parecem interferir na coleta de peixes ornamentais no Ceará, impactando 

Downloads

Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos originais