PATÓGENOS EM DUAS ESPÉCIES DE BIVALVES COMERCIALMENTE IMPORTANTES DO ESTUÁRIO DO RIO PACOTI, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Lidiane de Souza Romão Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, Labomar – UFC e bolsista da CAPES – Demanda Social.
  • Juliana Pinho Ferreira Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, Labomar – UFC e bolsista do CNPq/PPG-CMT.
  • Rodrigo Maggioni Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Rayza Lima Araújo Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará e bolsista do CNPq/Engenharia de Pesca.
  • Tereza Cristina Vasconcelos Gesteira Professor Aposentado da Universidade Federal do Ceará.
  • Patrícia Mirella da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Rachel Costa Sabry Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v47i2.5934

Palavras-chave:

Anamalocardia brasiliana, Crassostrea rhizophorae, prevalência, histopatologia, metazoário, parasita, protozoário

Resumo

Nos estuários do Estado do Ceará, a ostra-do-mangueCrassostrea rhizophorae e o búzio Anomalocardia brasiliana são coletados pela comunidade local, representando uma atividade socioeconômica muito importante. Considerando que diversos patógenospodem causar mortlidade nas populações de moluscos o objetivo do presente trabalho foi investigar a ocorrência de parasitas em C. rhizophorae e A. brasiliana do estuário do Rio Pacoti, Ceará. No período de fevereiro/2008 a janeiro/2009, amostras de búzios e ostras (n=360/espécie) foram coletadas mensalmente para análises histopatológicas. Os resultados nos búzios evidenciaram colônias bacterianas do tipo rickettsia (7,2%), metazoários possivelmente bucefalídeos (35,8%),Tylocephalum (31,7%) e metacercárias de trematódeos (0,5%). Nas ostras foram observados protozoários do gênero Nematopsis (83%), protozoários  não-identificados (3,9%), Ancistrocoma (7,2%) e osmetazoários: Urastoma (0,8%), bucefalídeos (0,2%) eTylocephalum (3%). Apesar da elevada prevalênciade Nematopsis nas ostras, não foram observados danos aos tecidos dos animais infectados. Ao contrário, à infestação por bucefalídeos causou a castração da gônada dos hospedeiros. Os resultados obtidos indicam que os moluscos devem ser monitorados em seu habitat,visando acompanhar a evolução das prevalências e o surgimento de novos patógenos.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Artigos originais