USO DE EXTRATO DE SEMENTES DE MORINGA, Moringa oleifera, NA REDUÇÃO DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES EM CAMARÃO-SETE-BARBAS, Xiphopenaeus kroyeri

Autores

  • Regine Helena Silva dos Fernandes Vieira Professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia de Pesca e do Instituto de Ciências do Mar, e bolsista do CNPq.
  • Cláudia Brandão Vieira Mestre em Ciências Marinhas Tropicais.
  • Oscarina Viana de Sousa Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Gustavo Hitzschky Fernandes Vieira Professor Titular da Universidade Vale do Acaraú.
  • Antonio Adauto Fonteles Filho Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v42i1.6049

Palavras-chave:

Moringa oleifera, extratos, atividade antibacteriana, coliformes, Xiphopenaeus kroyeri

Resumo

O presente trabalho pesquisou a ação redutora do extrato salino de moringa, Moringa oleifera, sobre coliformes termotolerantes (CT) em camarão-sete-barbas, Xiphopenaeus kroyeri, na Feira de Pescado do Mucuripe, Fortaleza-CE. Foram testados diferentes tempos de imersão (5, 10, 15 e 20 min.) do camarão em extrato de moringa. Cada amostra foi dividida em três lotes: CST – camarão sem tratamento; CTM - camarão tratado com moringa; CTS – camarão tratado com salina. Foram realizadas análises sensoriais com CTM e CTS para verificar a in fl uência do extrato no sabor do camarão. O NMP de CT /g dos camarões apresentou valores de <3,0 a 1.000 nos 14 experimentos. Das quatorze coletas, doze (85,71%)  apresentaram decréscimo de CT após a imersão em extrato de moringa. De 61 cepas isoladas nas amostras de camarão antes e após a imersão no extrato e na salina, foram identificadas: 27 cepas de E. coli I, 21 de Klebsiella spp., nove de Enterobacter spp. e quatro de Citrobacter spp. Foi escolhido o tempo de cinco minutos para um segundo experimento. De acordo com os resultados o extrato salino de moringa tem efeito deletério sobre a concentração de CT no camarão comercializado na Feira do Mucuripe, Fortaleza-CE.
.

Downloads

Publicado

2009-07-01

Edição

Seção

Artigos originais