REGISTRO DA OCORRÊNCIA DO TUBARÃO-DUENDE, Mitsukurina owstoni JORDAN, 1898 (LAMNIFORMES: MITSUKURINIDAE) NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Francisco Carlos A. Fonteles Holanda Professor da Universidade Federal do Pará, Instituto de Estudos Costeiros, Campus de Bragança, Faculdade de Engenharia de Pesca – Laboratório de Tecnologia Pesqueira (LATEPE). Doutorando em Ciências Marinhas Tropicais (LABOMAR).
  • Mutuso Asano Filho Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia, Instituto Sócio Ambiental e dos Recursos Hídricos, Faculdade de Engenharia de Pesca. Doutorando em Ecologia Aquática e Pesca (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v41i2.6070

Palavras-chave:

ocorrência, registro, tubarão-duende, Mitsukurina owstoni, região Norte.

Resumo

O tubarão-duende, Mitsukurina owstoni Jordan, 1898, é uma espécie que habita águas profundas, raramente sendo vista ainda com vida. Pertence à família Mitsukurinidae, atinge até 4 m de  comprimento e é encontrado em zonas com até 1.200 m de profundidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa, as pescarias foram realizadas na plataforma e no talude continental da região Norte do Brasil, com arrastos em profundidades entre 236 m e 1.246 m. As estações distribuídas nesta região estão entre as latitudes 01º23N e 05º09’N. As operações de arrasto de profundidade foramrealizadas em barcos de pesca, nos períodos agosto de 2002 a maio de 2003, e junho de 2003 a julho de 2004, tendo-se utilizado cinco diferentes tipos de rede. Entre as espécies de peixes cartilaginosos, em cinco lances realizados na costa norte, foram capturados seis exemplares do tubarão-duende. Entre o material coletado durante as pescarias e enviado para uma coleção ictiológica, constam 14 registros fotográficos com os respectivos dados da captura e um exemplar do tubarão-duende (o único da América do Sul).

Downloads

Publicado

2008-11-01

Edição

Seção

Artigos originais