COLEÇÃO MALACOLÓGICA “PROF. HENRY RAMOS MATTHEWS” DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: 50 ANOS DE HISTÓRIA E CONTRIBUIÇÕES AO CONHECIMENTO DOS MOLUSCOS DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Cristina de Almeida Rocha Barreira Laboratório de Zoobentos, Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará
  • Helena Matthews Cascon Laboratório de Invertebrados Marinhos, Departamento de Biologia, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará.
  • Soraya Guimarães Rabay Laboratório de Invertebrados Marinhos, Departamento de Biologia, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v49i0.6121

Palavras-chave:

moluscos, biodiversidade, coleções cientificas.

Resumo


A Coleção Malacológica “Prof. Henry Ramos Matthews” (CMPHRM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), apesar de ser considerada uma coleção de pequeno porte, tem merecido destaque por sua abrangência caracteristicamente regional, tendo um relevante acervo de espécies provenientes da costa nordeste do Brasil. Após 50 anos de existência, a CMPHRM ampliou seu acervo e vem contribuindo na formação de taxonomistas, curadores e pesquisadores, e no desenvolvimento de inúmeros estudos relativos, principalmente, aos moluscos marinhos. O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato histórico desta coleção, da sua criação até os dias atuais, bem como os aspectos quali-quantitativos relativos aos seus acervos até o momento. A CMPHRM é composta por duas séries: Série A localizada no Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e Série B, no Laboratório de Invertebrados Marinhos (LIMCE) do Departamento de Biologia da UFC, sendo a última iniciada em 1988 e incorporada em 2010. Possui dois holótipos e 20 parátipos depositados, pertencentes a 14 espécies de gastrópodes e uma espécie de Scaphopoda. O acervo possui 10250 lotes, totalizando 74944 exemplares de 1197 espécies distribuídas em 208 famílias. Os gastrópodes são os predominantes em números de famílias, espécies, lotes e exemplares. A família Veneridae (Bivalvia) destaca-se em número de lotes e de exemplares. A maior parte dos lotes é proveniente dos estados da região Nordeste, especialmente do Ceará, de onde são oruindos a maioria dos lotes. Ao completar 50 anos de atividade, a CMPRHM consolida-se como referência no Nordeste do Brasil, com seu acervo sendo representativo da malacofauna de ambientes costeiros e da plataforma continental da região, com informações confiáveis e disponíveis à comunidade científica.


Downloads

Publicado

2017-02-13

Edição

Seção

Artigos originais