CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DAS COMUNIDADES DE PESCADORES DO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ - CEARÁ

Autores

  • Rosa Alice Rodrigues Geógrafa, da GGC/CE- Gerência de Geodésia e Cartografia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Mestre em Ciências Marinhas Tropicais, pela Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Luís Parente Maia Geólogo, Prof. do Instituto de Ciências do Mar - LABOMAR da Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutor em Ciências do Mar pela Universidade de Barcelona, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v40i1.6138

Palavras-chave:

comunidade de pescadores, pesca artesanal, caracterização sócio-econômica, Município de Aquiraz.

Resumo

A produção pesqueira marítima do Estado do Ceará está condicionada a duas categorias, artesanal e industrial. O sistema artesanal é primitivo, tem como característica o uso de embarcações a vela e representa o segmento de maior participação na captura. Com o propósito de avaliar a situação das comunidades pesqueiras do litoral cearense que operam com o sistema artesanal, fez-se um estudo das condições sócio-econômicas da colônia do Iguape, localizada no município de Aquiraz, Ceará, utilizando-se a técnica da entrevista com preenchimento dos formulários pertinentes. Os resultados dizem respeito à avaliação dos impactos decorrentes de intervenções públicas e privadas, e sua infl uência no desenvolvimento local frente às mudanças introduzidas pelas atividades de turismo e lazer.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigos originais