DIVERSIDADE FITOPLANCTÔNICA E OCORRÊNCIA DE Raphidiopsis raciborskii (WOLOSZYNSKA) NO SISTEMA ESTUARINO LAGUNAR DE JEQUIÁ (ALAGOAS, BRASIL)

Autores

  • Enaide Marinho de Melo-Magalhães Pesquisadora do Setor de Plâncton, Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (Labmar), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maceió, AL.
  • Clyvia Roberta Gomes de Souza Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Igdema/Ufal), Alagoas.
  • Rochana Campos de Andrade Lima Professora CETEC/Pesquisadora Setor de Oc. Geológica/LABMAR/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v55i2.61433

Resumo

A Laguna de Jequiá é considerada a terceira maior do estado de Alagoas e está situada entre as coordenadas geográficas 9°50’-10°50’ S e 36°00’-36°10’ W. O presente estudo objetiva contribuir para o conhecimento da microflora planctônica, abordando os aspectos qualitativos e quantitativos, além de verificar a ocorrência de cianobactéria potencialmente tóxica no Sistema Estuarino Lagunar de Jequiá da Praia. Amostras para análises qualitativa e quantitativa foram coletadas em outubro e dezembro de 2019 em quatro estações de coletas. Para quantificação do fitoplâncton, as amostras foram coletadas diretamente da subsuperfície da água e fixadas com lugol. Para o estudo qualitativo, as amostras foram obtidas utilizando-se rede de plâncton com malha de 25 µm e fixadas com formol neutro a 4%. Foram identificados 72 táxons, representados principalmente por espécies de origem dulciaquícolas, destacando-se em termos qualitativos os grupos Heterokontophyta, Cyanophyta e Chlorophyta. Os valores da densidade fitoplanctônica total estiveram entre
37.560 e 146.800 Org.mL-1. A cianobactéria Raphidiopsis raciborskii (Woloszynska) foi considerada muito frequente e dominante em todas as estações de coletas, com densidades variando entre 28.140 Org.mL-1 e 142.720 Org.mL-1. A dominância da cianobactéria R. raciborskii contribuiu para os baixos valores da diversidade e equitabilidade do fitoplâncton nas estações de amostragem.
Palavras-chave: estuário, plâncton, ecologia, ecossistema tropical.

Downloads

Publicado

2023-02-07

Edição

Seção

Artigos originais