BIOLOGIA E PESCA DO CAMARÃO-CANELA, Macrobrachium acanthurus (CRUSTACEA, PALAEMONIDAE), NO ESTUÁRIO DO RIO JAPARATUBA, ESTADO DE SERGIPE

Autores

  • Maria do Carmo Ferrão Santos Analista Ambiental do CEPENE/ICMBio.
  • Antonio Adauto Fonteles Filho Professor Titular aposentado do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v49i1.6161

Palavras-chave:

Macrobrachium acanthurus, reprodução, proporção sexual, recrutamento, abundância relativa, estuário, Rio Japaratuba.

Resumo

O camarão-canela,  Macrobrachium acanthurus , é um importante recurso pesqueiro do litoral norte de Sergipe,  sendo capturado com covos no estuário do Rio Japaratuba. As amostragens foram realizadas mensalmente, no período de  janeiro a dezembro de 2011, totalizando 1.800 indivíduos, dos quais 57,7% eram machos e 42,3% fêmeas. O comprimento  médio anual do cefalotórax (CC) foi de 20,1 mm (machos) e 15,6 mm (fêmeas), ambos com valor modal em 16,0 mm, sendo  o comprimento médio na 1ª maturidade sexual das fêmeas estimado em 11,9 mm CC. As fêmeas são numericamente  predominantes de abril a setembro, período que coincidiu com o pico de reprodução e com safra dessa espécie. O recrutamento,  levando-se em consideração o comprimento médio do cefalotórax, foi registrado para ambos os sexos no período contínuo de  outubro a maio. O esforço de pesca foi medido na unidade 100 covos-dia, com produção média anual estimada em 10,0 kg e  receita mensal em torno de R$ 4.500,00 (safra) e de R$ 500,00 (entressafra). Visando a proteger o camarão M. acanthurus ,  este trabalho fornece informações básicas para subsidiar sua gestão sustentável no Estado de Sergipe.  

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos originais