OCORRÊNCIA E COMPORTAMENTO DE UM BOTO- CINZA, Sotalia guianensis, SOLITÁRIO NO NORDESTE DO BRASIL: QUANDO CONSIDERAR UM ENCALHE?

Autores

  • Cristiano Leite Parente Bolsista da CAPES no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, Depto. de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco. Sergipe, Brasil.
  • Régis Pinto de Lima Chefe do Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos/IBAMA.
  • Jociery Einhardt Vergara Parente Médica Veterinária da Fundação para o Estudo e Conservação dos Mamíferos Aquáticos

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6368

Palavras-chave:

boto-cinza, Sotalia guianensis, encalhe, comportamento, interação humana, Nordeste do Brasil.

Resumo

O boto-cinza, Sotalia guianensis , possui ampla distribuição, ocorrendo ao longo da costa atlântica tropical e subtropical das Américas do Sul e Central. São comuns os registros de encalhes na costa   brasileira. Estudos comportamentais são realizados em áreas restritas da distribuição da espécie, tendo registros de casos de espécimes solitários. Durante o período de 4 a 26 de setembro de 1998, um  boto-cinza permaneceu em uma piscina natural na extremidade sul da praia de Maracaípe, Pernambuco, Brasil. O espécime foi monitorado com o objetivo de entender os motivos da sua permanência no local embora as condições ambientais permitissem sua saída. Foi realizado um total de 31,17 h de  observações. O boto-cinza deixou a piscina no dia 26 de setembro. Após três dias foi encontrado um espécime morto com características bastante semelhantes. Apesar de não ter sido esclarecida a causa da permanência do animal, pode-se afirmar tratar-se de um caso de encalhe, pois o espécime evitou interação com humanos. Considerando a inexistência de estruturas adequadas para areabilitação de pequenos cetáceos em cativeiro no Brasil, recomenda-se que em casos semelhantes o animal seja capturado para coleta de material biológico, marcado e imediatamente devolvido à natureza em local apropriado.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Edição

Seção

Artigos originais