DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA BIOMASSA FITOPLANCTÔNICA E SUA RELAÇÃO COM OS SAIS NUTRIENTES, NO SISTEMA ESTUARINO DE BARRA DAS JANGADAS (PERNAMBUCO – BRASIL)

Autores

  • Carlos Delgado Noriega Departamento de Oceanografia, Av.Arquitetura s/n, Cidade Universitaria, UFPE, Recife. Bolsista CNPq.
  • Kátia Muniz Pereira da Costa Departamento de Oceanografia, Av.Arquitetura s/n, Cidade Universitaria, UFPE, Recife. Professor do Departamento de Oceanografia, UFPE.
  • Fernando Antonio do Nascimento Feitosa Departamento de Oceanografia, Av.Arquitetura s/n, Cidade Universitaria, UFPE, Recife. Professor do Departamento de
  • Manuel de Jesus Flores Montes Departamento de Oceanografia, Av.Arquitetura s/n, Cidade Universitaria, UFPE, Recife. Professor do Departamento de
  • Christiana Kelly da Silva Grego Departamento de Oceanografia, Av.Arquitetura s/n, Cidade Universitaria, UFPE, Recife. Bolsista CNPq.
  • Guilherme Scheidt de Souza Soares Departamento de Oceanografia, Av.Arquitetura s/n, Cidade Universitaria, UFPE, Recife. Bolsista CNPq.
  • Hélida Philippini da Silva Departamento de Oceanografia, Av.Arquitetura s/n, Cidade Universitaria, UFPE, Recife. Bolsista CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6386

Palavras-chave:

estuário, biomassa fitoplanctônica, nutrientes.

Resumo

O sistema estuarino de Barra das Jangadas localiza-se no município de Jaboatão dos Guararapes 20km ao sul da cidade do Recife, sendo formado pelos rios Pirapama e Jaboatão e cuja a atividade econômica predominante é a pesca artesanal. Este trabalho teve como objetivo avaliar a distribuição espacial da biomassa fitoplanctônica e dos parâmetros hidrológicos pra caracterizar as condições ambientais da referida área. As amostras foram coletadas com garrafa de Nansen, na superfície, em 15 estações fixas durante baixa-mar diurna. Para tal, analisou-se o teor de oxigênio dissolvido e taxa de saturação, DBO, temperatura, salinidade, nutrientes, clorofila-a e material em suspensão. A biomassa fitoplanctônica apresentou um comportamento eutrófico com teor máximo de 111,13mg.m-3. Os nutrientes não foram fatores limitantes para o desenvolvimento fitoplanctônico, apresentando os mesmos um padrão não conservativo. A Amônia, o fosfato e o silicato foram os que mais influenciaram a biomassa primária, sendo removidos praticamente em toda a porção do estuário. A relação N:P elevada comprovou a existência de ações antrópicas como poluição doméstica ou industrial, e a remoção biológica ou sedimentação de compostos fosfatados. O padrão de salinidade mostrou tratar-se de um estuário verticalmente homogêneo. De acordo com a Análise de Componentes Principais a biomassa fitplanctônica mostrou uma alta correlação direta como material em suspensão enquanto o oxigênio dissolvido, taxa de saturação, salinidade, pH e transparência da água apresentaram uma alta correlação direta entre si e inversa com os sais nutrientes e a DBO.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos originais