MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO DA ÁGUA DAS GALERIAS PLUVIAIS E DO MAR POR MEIO DE AVALIAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS

Autores

  • Ângela M. S. Cardonha Departamento de Nutrição, PPGCS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.
  • Regine H. S. F. Vieira Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará , Brasil.
  • Nély Holland Departamento de Nutrição, PPGCS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.
  • Josette L. S. Melo Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.
  • Magna A. S. Bezerra Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.
  • Karla S. F. S. C. Damasceno Departamento de Nutrição, PPGCS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6395

Palavras-chave:

coliformes fecais, galerias pluviais, água do mar, fatores físico-químicos, estação pluviométrica.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo monitorar a qualidade da água das galerias pluviais e do mar em três praias do litoral de Natal-RN: Praia do Meio (PM), Areia Preta (AP) e Ponta Negra (PN). Foram avaliadas 144 amostras, 72 da água das galerias e 72 da água do mar, nos períodos chuvoso e seco, durante o ano de 2002, em diferentes estágios de maré, sob influência da temperatura da água, salinidade, condutividade elétrica e pH. A qualidade da água foi avaliada através do Número Mais Provável (NMP) de coliformes fecais (CF) e Escherichia coli, sendo os resultados expressos na forma de mediana. A temperatura, salinidade e pH mantiveram-se constantes, apenas a condutividade apresentando-se variável. O NMP de CF e o percentual de E. coli também apresentaram flutuações. Areia Preta foi a praia mais contaminada, com medianas de 1,1 x 106 e 2,4 x 106 /100mL de CF, para a água das galerias, e 3,3 x 105 e 6,8 x 105/100mL de CF, para a água do mar, nos períodos chuvoso e seco, respectivamente, seguida das praias do Meio e Ponta Negra. Durante o período chuvoso, o NMP de CF da água do mar mostrou correlação estatisticamente significante com a salinidade (r = 0,68; P < 0,05), na praia do Meio; com o pH (r = 0,73; P < 0,05), condutividade (r = 0,73; P<0,05) e estágio de maré (r = 0,63; P < 0,05). Durante o período de estiagem, foi registrada correlação estatisticamente significante entre os valores do NMP de CF na água das galerias e do mar, na praia Areia Preta (r = 0,58; P < 0,05), o que pode estar relacionado com a distância da galeria à praia.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos originais