FAUNA DE ELASMOBRÂNQUIOS DO LITORAL DO ESTADO DE SERGIPE, BRASIL

  • Thiago Silveira Meneses Pesquisador do Grupo de Estudo de Elasmobrânquios de Sergipe (GEES). Universidade Tiradentes, Campus Farolândia. Av. Murilo Dantas, 300, Bairro Farolândia, CEP: 49032-490, Aracaju – Sergipe.
  • Fábio Neves Santos Pesquisador do Grupo de Estudo de Elasmobrânquios de Sergipe (GEES). Universidade Tiradentes, Campus Farolândia. Av. Murilo Dantas, 300, Bairro Farolândia, CEP: 49032-490, Aracaju – Sergipe.
  • Célia Waylan Pereira Pesquisador do Grupo de Estudo de Elasmobrânquios de Sergipe (GEES). Universidade Tiradentes, Campus Farolândia. Av. Murilo Dantas, 300, Bairro Farolândia, CEP: 49032-490, Aracaju – Sergipe.
Palavras-chave: Elasmobrânquios, tubarões, raias, Sergipe, Brasil

Resumo

Apesar da grande importância ecológica e na pesca dos Elasmobrânquios (tubarões e raias), as informações sobre estes animais no litoral sergipano são insuficientes para análises mais detalhadas. Com o objetivo de fornecer informações sobre as espécies de tubarões e raias que ocorrem no litoral de Sergipe, desde agosto de 2000 vem sendo realizado um acompanhamento dos desembarques da frota sediada na Praia do Mosqueiro e no Terminal Pesqueiro de Aracaju. Até o momento, foram registradas 27 espécies de Elasmobrânquios, sendo 20 de tubarões e 7 de raias, pertencentes a 13 famílias e 15 gêneros, tendo sido observada a presença de espécies típicas da fauna nordestina.

Publicado
2017-02-09
Seção
Artigos originais