CARACTERIZAÇÃO DA MACROFAUNA BENTÔNICA EM VIVEIROS DE CULTIVO DO CAMARÃO-BRANCO-DO-PACÍFICO, Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931), NO ENTORNO DO ESTUÁRIO DO RIO JAGUARIBE, CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Karine Fernandes Rolemberg Mestre em Ciências Marinhas Tropicais.
  • Wilson Franklin Júnior Doutor em Ciências Marinhas Tropicais, Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Cristina de Almeida Rocha Barreira Doutora em Oceanografia Biológica, Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v49i2.6580

Palavras-chave:

macrofauna bentônica, alimento natural, carcinicultura, Capitella spp.

Resumo

A macrofauna bentônica no interior de viveiros de cultivo do camarão-branco-do-Pacífico, Litopenaeus vannamei, foi avaliada considerando-se as variações espaciais e temporais na estrutura da comunidade em um ciclo de engorda do camarão. Amostras de sedimento foram coletadas, com um coletor de PVC de 15cm de diâmetro, nas áreas de abastecimento, meio e drenagem dos viveiros, com cinco réplicas para cada área, antes do povoamento e antes da despesca do camarão. Os poliquetas apresentaram a maior densidade média, sendo a espécie Capitella spp. a mais abundante. A estrutura da macrofauna bentônica sofreu significativa modificação entre os períodos antes do povoamento pelos camarões no interior dos viveiros e imediatamente antes da despesca. A diminuição da densidade da macrofauna bentônica pode ser atribuída à pressão predatória dos camarões. A maior densidade de organismos infaunais na área de abastecimento dos viveiros pode estar relacionada ao assentamento das larvas próximo à entrada deágua no viveiro, bem como pelo maior teor de oxigênio nesta área.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Artigos originais