RENDIMENTO CORPORAL DO SARAMUNETE, Pseudupeneus maculatus (BLOCH, 1793) SUBMETIDO A DIFERENTES MÉTODOS DE FILETAGEM

Autores

  • Felipe Kássio dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Pesca e Aquicultura, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, CEP 52171-900, Recife-PE.
  • Marcony Barreto Vasconcelos Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Pesca e Aquicultura, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, CEP 52171-900, Recife-PE.
  • Pedro Henrique de Sá Vieira Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Pesca e Aquicultura, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, CEP 52171-900, Recife-PE.
  • Larissa Santana Malheiros Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Pesca e Aquicultura, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, CEP 52171-900, Recife-PE.
  • Paulo Roberto Campagnoli de Oliveira Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Pesca e Aquicultura, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, CEP 52171-900, Recife-PE.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v49i2.6588

Palavras-chave:

Tecnologia do pescado, processamento de pescado, aproveitamento do pescado, filé de pescado.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o rendimento corporal do saramunete, Pseudupeneus maculatus, submetido a diferentes métodos de filetagem. A variação ocorreu na ordem de retirada da cabeça e vísceras, antes e depois do processo de filetagem, e na ordem de retirada da pele, antes e depois da remoção dos filés. As variáveis avaliadas foram: rendimento de filé, rendimento de pele, rendimento de espinhaço e rendimento dos demais resíduos (escamas, vísceras e cabeça). Os melhores rendimentos de filé foram obtidos nos tratamentos onde a pele foi retirada após a remoção dos filés. O maior rendimento de espinhaço foi verificado no método com menor rendimento de filé. Os maiores rendimentos de pele ocorreram quando a pele foi removida antes do filé. Os métodos de filetagem não influenciaram no rendimento dos demais resíduos. Observa-se, portanto, que o melhor método de filetagem do saramunete é aquele onde a pele é retirada após a remoção dos filés, podendo acontecer com o peixe inteiro sem escamas ou então com o peixe sem escamas, cabeça e vísceras.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Artigos originais