OBITUÁRIO - CAROLUS MARIA VOOREN (14/11/1941-12/3/2021)

Autores

  • Maria Cristina Oddone Instituto de Ciências Biológicas, Sector Morfologia, Pesquisa em Chondrichthyes, Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v54i1.71025

Resumo

Carolus Maria Vooren exerceu, durante 32 anos, a função de professor e pesquisador no Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande. Atuou na área de Ecologia, Biologia e Dinâmica Populacional de Condrictes e Aves Marinhas, sendo pioneiro nos estudos desses dois grupos. Descreveu três espécies novas, uma de tubarão, Squatina occulta; uma de raia, Benthobatis stehmanii; e uma de quimera, Hydrolagus matallanasi. Também descreveu uma modalidade inédita de desenvolvimento embrionário no corpo da fêmea em espécies de cações-anjo, a qual chamou de gestação cloacal. Orientou centenas
de alunos, entre iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, mestrado e doutorado. Seus trabalhos e suas descobertas ganharam prontamente reconhecimento internacional e, atualmente, são citados pelos mais respeitados membros da comunidade acadêmica internacional. Iniciou uma luta incansável pela conservação dos condrictes do Sul do Brasil, aos quais se dedicou com muita determinação durante os últimos anos da sua vida. Seus trabalhos sobre biologia e ecologia de tubarões e raias foram pioneiros não só no Brasil, mas no mundo todo.

Downloads

Publicado

2021-05-19

Edição

Seção

Artigos originais