ESTADO DA ARTE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA CARCINICULTURA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar os principais aspectos e impactos ambientais gerados na carcinicultura e as medidas preventivas, mitigadoras e de gestão utilizadas. Foi realizado o levantamento bibliográfico em plataformas eletrônicas, tendo como critério de exclusão trabalhos anteriores a 2011, revistas com Qualis inferior a B2 e estudos em carcinicultura de água doce, e foram selecionados artigos que versavam sobre a gestão da carcinicultura, a avaliação do ciclo de vida (ACV) e ou os impactos ambientais.
Identificaram-se 28 impactos ambientais provenientes da atividade de carcinicultura, causados por 13 aspectos ambientais. Os principais aspectos e impactos apontados na maioria
dos trabalhos foram: consumo de energia e redução da biodiversidade da fauna e flora. As medidas de gestão, quando adotadas em altos níveis, asseguraram a sanidade e a produtividade dos camarões aliadas à manutenção da qualidade ambiental e econômica, tendo destaque os sistemas superintensivos. A ferramenta de gestão dos impactos mais utilizada foi a ACV, entretanto a maioria dos trabalhos não detalharam o ciclo de vida completo. Esta revisão permitiu concluir que é possível melhorar o desempenho ambiental da carcinicultura, com aumento da produtividade, através de medidas mitigadoras, como gestão ambiental adequada e boas práticas de manejo, bem como o uso de ferramentas como geoprocessamento costeiro e licenciamento ambiental.
Palavras-chave: ACV, ciclo de vida, camarão, gestão ambiental, boas práticas de manejo.
Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências do Mar

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).