DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DA FROTA DE PEQUENO PORTE EM UM POLO PESQUEIRO DO LITORAL AMAZÔNICO BRASILEIRO
Resumo
Na Amazônia, a pesca estuarino-marinha desempenhada pela frota artesanal apresenta grande representatividade na cadeia produtiva. Analisou-se o deslocamento dos barcos de pequeno porte (BPP) que operam a partir da Vila dos Pescadores, Bragança-PA, entre os anos 2004 e 2015. Dados de capturas, dias e apetrecho de pesca, número de pescadores e área de atuação foram obtidos. Dois tipos de rede foram observados, a rede serreira e a rede gozeira. A tripulação variou de quatro a cinco pescadores, enquanto os dias de pesca duraram em torno de cinco dias, com uma média de 25 viagens por ano. Visualizou-se
que a frota BPP apresentou dois comportamentos. Entre 2004 e início de 2013, a pesca era concentrada no pesqueiro cascalho, distante 30 a 40 milhas náuticas da Vila dos Pescadores. Posteriormente, em 2013, ocorreu migração da frota, sendo em 2015 o ano de maior concentração para o pesqueiro boias, distante 80 a 90 milhas. Com a pesca concentrada especificamente no pesqueiro boias, verificou-se reduções significativas na produção média anual, indicando repetição da diminuição dos estoques. Mudanças de área de pesca e da espécie-alvo interferiram na dinâmica de deslocamento da frota local.
Palavras-chave: Amazônia, comunidade pesqueira, dinâmica pesqueira, pesca artesanal.
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências do Mar

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).