DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DA FROTA DE PEQUENO PORTE EM UM POLO PESQUEIRO DO LITORAL AMAZÔNICO BRASILEIRO

Autores

  • Elder Silva do Rosário Laboratório de Pesca e Navegação, Instituto de Estudos Costeiros, Universidade Federal do Pará, Bragança, Pará, Brasil.
  • Ítalo Lutz Laboratório de Genética Aplicada, Instituto de Estudos Costeiros, Universidade Federal do Pará, Bragança, Pará, Brasil.
  • Bianca Bentes Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.
  • Carlos Eduardo Rangel Andrade Laboratório de Pesca e Navegação, Instituto de Estudos Costeiros, Universidade Federal do Pará, Bragança, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v55i2.78117

Resumo

Na Amazônia, a pesca estuarino-marinha desempenhada pela frota artesanal apresenta grande representatividade na cadeia produtiva. Analisou-se o deslocamento dos barcos de pequeno porte (BPP) que operam a partir da Vila dos Pescadores, Bragança-PA, entre os anos 2004 e 2015. Dados de capturas, dias e apetrecho de pesca, número de pescadores e área de atuação foram obtidos. Dois tipos de rede foram observados, a rede serreira e a rede gozeira. A tripulação variou de quatro a cinco pescadores, enquanto os dias de pesca duraram em torno de cinco dias, com uma média de 25 viagens por ano. Visualizou-se
que a frota BPP apresentou dois comportamentos. Entre 2004 e início de 2013, a pesca era concentrada no pesqueiro cascalho, distante 30 a 40 milhas náuticas da Vila dos Pescadores. Posteriormente, em 2013, ocorreu migração da frota, sendo em 2015 o ano de maior concentração para o pesqueiro boias, distante 80 a 90 milhas. Com a pesca concentrada especificamente no pesqueiro boias, verificou-se reduções significativas na produção média anual, indicando repetição da diminuição dos estoques. Mudanças de área de pesca e da espécie-alvo interferiram na dinâmica de deslocamento da frota local.
Palavras-chave: Amazônia, comunidade pesqueira, dinâmica pesqueira, pesca artesanal.

Downloads

Publicado

2023-02-07

Edição

Seção

Artigos originais