REGENERATIVE WATER MANAGEMENT ACROSS SCALES: A RETROFIT VISION FOR BIOSPHERE SUSTAINABILITY

Gestão regenerativa da água em todas as escalas: uma visão retrofit para a sustentabilidade da biosfera

Autores

  • Ekaterina Markelova Underwater Gardens International (UGI) (C/ París 207, 2º 1ª 08008 Barcelona, Spain, www.underwatergardens.com). Samara National Research University (34, Moskovskoye shosse, Samara, 443086, Russia)
  • Purificació Canals Underwater Gardens International (UGI) (C/ París 207, 2º 1ª 08008 Barcelona, Spain, www.underwatergardens.com).
  • Angela de Domingo Underwater Gardens International (UGI) (C/ París 207, 2º 1ª 08008 Barcelona, Spain, www.underwatergardens.com).
  • Marc García-Durán Huet Underwater Gardens International (UGI) (C/ París 207, 2º 1ª 08008 Barcelona, Spain, www.underwatergardens.com).

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v55iEspecial.78190

Resumo

Há uma necessidade de consistência na gestão da água em todas as escalas e setores, o que motivou este artigo a formular uma visão de retrofit "proativa" que busca integrar conceitos de design positivo, sustentável e regenerativo. Uma vez que a estrutura das Fronteiras Planetárias é a principal ferramenta de comunicação do conhecimento científico aos instrumentos políticos (por exemplo, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), os tópicos relacionados à água são revisados ​​de acordo. Sugere-se que o papel da gestão da água nas mudanças climáticas seja amplamente esquecido, o que, por sua vez, demonstra ser o motor da mudança e, ao mesmo tempo, impactado por essas mudanças. Além disso, é demonstrado que a ligação entre a pegada de carbono relacionada à água e o uso de energia apresenta à comunidade da mudança climática uma oportunidade valiosa para gerenciar melhor dois dos recursos mais valiosos. Uma nova abordagem é sugerida distinguindo qualidade, quantidade e estado da água. Assim, além das metas qualitativas e quantitativas, o estado físico da água, que depende das ligações de hidrogênio, deve ajudar a melhorar o gerenciamento da água em todas as escalas. Entender a complexidade da água deve facilitar a comunicação, aumentando a conscientização de que cada ação cria um legado. No geral, este estudo fortalece a ideia de que estratégias baseadas em ciência requerem uma melhor comunicação, onde a ciência biogeoquímica pode servir de modelo para tornar o conhecimento mais disponível para educadores e formuladores de políticas.

 

Palavras-chave: pegada de carbono relacionada à água, estrutura molecular da água, regeneração socioecológica.

Downloads

Publicado

2022-03-18