THE URGENT AND YET FORGOTTEN PROBLEMS OF CURRENT SCIENTIFIC AND ACADEMIC PRACTICE

Os problemas urgentes e ainda esquecidos da prática científica e acadêmica atual

Autores

  • Samuel Carleial University of Konstanz, Department of Psychology, Centre for Psychiatry, Feurstein-Strasse. 55, Haus 22, D-78479 Konstanz, Germany.
  • Marcelo Soares Associate professor, Institute of Marine Sciences (Labomar), Federal University of Ceará (UFC), Fortaleza, Brazil. Visiting researcher (Alexander Von Humboldt Foundation), Leibniz Center for Tropical Marine Research (ZMT), Bremen, Germany

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v55iEspecial.78396

Resumo

A ciência tem um imenso potencial para mudar a sociedade, por exemplo, melhorando a saúde pública global ou combatendo a mudança climática. Isso é especialmente importante nos próximos 10 anos (2021-2030), os quais são decisivos para que muitos países ao redor do mundo atinjam as metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas pelas Nações Unidas. Para isso, o desenvolvimento de políticas públicas baseadas na ciência é crucial. Entretanto, uma série de problemas afeta a ciência hoje em dia. Todos esses problemas são bem conhecidos, mas pouco está sendo feito atualmente para resolvê-los. Aqui, discutimos o passado e os problemas emergentes na prática científica e acadêmica que precisam de nossa atenção urgente, entre as principais destacamos as crises de acessibilidade, equidade, reprodutibilidade, credibilidade, deficiência nas oportunidades de emprego e o sistema de publicação vicioso. Além disso, discutimos problemas políticos e culturais atuais, como o surgimento de notícias falsas (fake news), vídeos de clickbait, negacionismo crescente e desinformação científica, que representam uma ameaça não apenas para os profissionais da ciência, mas também para a democracia e a sociedade. Ao reconhecer essas crises, propomos que a ciência pode ser melhorada para o benefício da população em geral (por exemplo, as partes interessadas, empresas, governos, organizações não governamentais e comunidades tradicionais) e também para os próprios atores da ciência, os cientistas e as novas gerações de acadêmicos.

Palavras-chave: ética, ciência justa, acesso aberto, políticas públicas, produção científica.

Downloads

Publicado

2022-03-18