PRIMEIRO LEVANTAMENTO DA BIODIVERSIDADE DE ASCÍDIAS EM RECIFES DE ARENITO DA APA DELTA DO PARNAÍBA (BRASIL EQUATORIAL) E VARIAÇÕES DENTRO E ENTRE RECIFES

Autores

  • Rosana Aquino de Souza Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Delta do Parnaíba.
  • Maria Tarciana Vieira Fortaleza Professora do ensino básico, técnico e tecnológico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
  • Pedro de Bastos Macêdo Carneiro Biólogo da Coleção Zoológica Delta do Parnaíba, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, Universidade Federal do Piauí (UFPI).
  • Daiane de Fátima da Silva Mororó Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Delta do Parnaíba.
  • José Gerardo Ferreira Gomes Professor do curso de Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v55i2.78563

Resumo

Este trabalho trata do primeiro levantamento das espécies de ascídias nos recifes de arenito do litoral do Piauí, na APA Delta do Parnaíba (APADP). O levantamento abrangeu três áreas de recifes, e as variações encontradas dentro de cada recife e entre recifes, no que tange à riqueza, biodiversidade e composição específica das assembleias, são descritas. Em cada área, foram amostrados dois transectos paralelos à linha de praia (um superior e um inferior), na zona de ocorrência de ascídias. Foram encontradas as seguintes espécies: Polysyncraton amethysteum, Botryllus sp., Botryllus tabori,Symplegma brakenhielmi, Euherdmania
sp., Eudistoma vannamei, Ecteinascidia conklini, Didemnum duplicatum, Didemnum psammatodes e Didemnum perlucidum. Também foram encontradas espécies de Didemnum não identificadas a nível específico (Didemnum sp.1, Didemnum sp. 2, Didemnum spp.). Cinco espécies não puderam ser identificadas até gênero. As composições específicas revelam assembleias bem distintas por transecto, com poucas espécies comuns entre os transectos superior e inferior de uma mesma área e entre as áreas. Os fatores “área” e “altura” influenciaram significativamente a estrutura das assembleias (PERMANOVA, p < 0,05). O
transecto inferior sempre apresentou maior diversidade que o superior. No entanto, Botryllus sp. foi muito frequente e exclusivo do transecto superior. A diversidade também variou entre as áreas amostradas e foi muito baixa na área próxima à desembocadura de um rio. Os dados são discutidos com vistas ao delineamento de um protocolo de monitoramento da fauna de ascídias, à condução de futuras pesquisas sobre a biodiversidade de ascídias no estado e à conservação dos recifes de arenito da APADP.

Palavras-chave: Ascidiacea, tunicados, litoral, Piauí, intertidal, fundo consolidado.

Biografia do Autor

José Gerardo Ferreira Gomes, Professor do curso de Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Delta do Parnaíba.



Downloads

Publicado

2023-02-07

Edição

Seção

Artigos originais