EDITORIAL
Editorial
Resumo
Apresentamos à comunidade científica o volume 55, número 1, dos Arquivos de Ciências do Mar (ACMar). Ainda sob os reflexos da pandemia de covid-19, aos poucos, o retorno às nossas atividades cotidianas, pessoais e profissionais tem acontecido de forma cada vez mais tranquila. E nesse contexto, trazemos, entre os 7 artigos científicos originais, 2 artigos de revisão e 3 notas científicas, um estudo no qual os autores apontam aspectos para uma importante reflexão: “o período de isolamento social, consequência da pandemia de covid-19, influenciou o ambiente e a vida marinha?”. O artigo aborda de forma abrangente a questão e aponta os efeitos da pandemia em uma percepção multissetorial e transversal. Este volume também traz contribuições importantes para o conhecimento sobre parasitas em peixes de grande porte: os cultivados, como o pirarucu (Arapaima gigas), e os capturados, como o bonito-pintado (Euthynnus alletteratus). Esses estudos são de relevância tanto no contexto da produção aquícola, no caso do primeiro, como do conhecimento das relações parasita-hospedeiro em peixes marinhos de grande porte, no caso do segundo.
Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências do Mar

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).