Avaliação da política de educação especial e o paradigma da diversidade: mudar a lei garante mudança da realidade?

Autores

  • Lenara Antão de Alencar Ribeiro Souza Universidade Federal do Ceará
  • Alba Maria Pinho de Carvalho Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Política Educacional. Inclusão Social. Diversidade. Educação Especial.

Resumo

Avaliar a política de educação especial a partir do paradigma da inclusão requer, sobretudo, considerar a trajetória da conquista de direitos dos sujeitos historicamente oprimidos e as desigualdades interseccionais. O estudo busca refletir sobre o tratamento aos diferentes, especialmente, à pessoa com deficiência (PCD). Para isso, vislumbra-se apreender a categoria inclusão social e como ela vem sendo assegurada no âmbito das políticas educacionais, agregando às escolas, o paradigma da diversidade. É uma proposta de análise social, política e jurídica em torno das experiências da PCD no Brasil, através de uma revisão de literatura, de natureza qualitativa. Evidencia-se que, embora haja um reconhecimento da diversidade, pluralidade e multiculturalismo nos aparatos normativos e na própria política de educação, ainda há a necessidade de decolonizar a política educacional para superar a cultura hegemônica que impossibilita o acesso de todas as pessoas a uma educação crítica, inclusiva e libertadora.

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Publicado

2023-05-17

Edição

Seção

Artigos Inéditos