Avaliação da Política de Assistência Social: tendências e abordagens teórico-conceituais

Autores

  • Márcia da Silva Pereira Castro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Avaliação da política de assistência social. Avaliação de políticas públicas. Análise da política de assistência social.

Resumo

A política de assistência social no Brasil desde sua aprovação pela CF em 1988, passou por avanços e retrocessos que oscilavam de acordo com o contexto político nacional. As avaliações a partir do arcabouço teórico-conceitual de políticas públicas que vieram na sequência de sua implementação, foram direcionadoras para analisarmos como os estudos e produções sobre a referida política vem se projetando no âmbito acadêmico. Assim, de 2017 a 2019 realizamos a pesquisa intitulada “Avaliações da política de assistência social no Brasil: um estudo analítico e bibliométrico a partir das abordagens/produções acadêmicas”, na tentativa de mapear de forma abrangente toda a produção que se deu na academia sobre as avaliações realizadas acerca da política de assistência social desde 2004. A partir dos dados obtidos pela revisão e pesquisa bibliográfica, nosso objetivo aqui é analisar as tendências e abordagens teórico-conceituais na produção acadêmica sobre avaliação da política de assistência social no Brasil.

Biografia do Autor

Márcia da Silva Pereira Castro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2023-05-17

Edição

Seção

Artigos Inéditos