Política de Educação Permanente para o Núcleo Ampliado de Saúde da Família: uma construção compartilhada da modelização

Autores

  • Wellen Góbi Botacin Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lorena Ferreira Instituto Capixaba de Ensino
  • Marly Marques da Cruz Escola Nacional de Saúde Pública
  • Carolina Dutra Degli Esposti Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O modelo lógico é uma valiosa ferramenta de gestão que permite visualizar a operacionalização de programas e políticas. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de desenvolvimento e análise crítica do Modelo Lógico da implementação da Política de Educação Permanente em Saúde para as Equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária no município de Vitória, Espírito Santo. Estudo qualitativo com elaboração e análise crítica do modelo lógico por dois especialistas em Educação Permanente em Saúde e Atenção Primária à Saúde, entre outubro e dezembro de 2021. O processo de análise crítica foi realizado remotamente em uma rodada. O Modelo Lógico final conta com quatro dimensões, sendo elas: Planejamento, Articulação Política, Coordenação e Orientação Conceitual, Técnica e Prática, bem como itens relacionados à estrutura, processo, resultados e contexto político-organizacional no município, que retratam a implementação da política para os profissionais.

Biografia do Autor

Wellen Góbi Botacin, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva

Lorena Ferreira, Instituto Capixaba de Ensino

Pesquisa e Inovação em Saúde

Marly Marques da Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública

Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz

Carolina Dutra Degli Esposti, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva

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Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos Inéditos