Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN

Autores

  • Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa Severino

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas Públicas, Programa Incluir, Educação Especial numa perspectiva Inclusiva

Resumo

Esse artigo aborda a avaliação do processo de implementação do Programa Incluir: acessibilidade na educação superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pergunta de partida indagou: Como o Programa Incluir está sendo implementado na UFRN? Teve como objetivo: avaliar o processo de implementação do Programa Incluir na UFRN. A pesquisa de natureza qualitativa reuniu pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Para a coleta de dados, utilizamos: observação sistemática, entrevista semiestruturada, análise de documentos e fotografias para ilustrar os ambientes, as edificações, os mobiliários e os equipamentos de tecnologia assistiva. Constatamos a implementação de serviços, apoio técnico, recursos didáticos-pedagógicos em formato acessível, malgrado a desproporcionalidade desses entre os tipos de deficiência, a frágil comunicação e orientação da CAENE com os professores, desproporção entre os eixos do programa, coexiste barreiras e acessibilidade nas vias, edificações e mobiliários, mas no conjunto viabilizam a inclusão parcial de acadêmicos com deficiência.

Biografia do Autor

Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa Severino

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Serviço Social, Departamento de
Serviço Social.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Artigos Inéditos