O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense

Autores

  • Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cance Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32155

Palavras-chave:

Monitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa.

Resumo

Entre os inúmeros fatores e variáveis que compõem o ambiente externo, os concorrentes figuram como força relevantepara a compreensão da situação competitiva das empresas. Os pequenos negócios, embora tenham menor disponibilidadede recursos financeiros, humanos e tecnológicos em relação às grandes empresas, precisam empreender a atividade demonitoramento dos concorrentes e encontrar alternativas que viabilizem sua realização. Nesse contexto, o presenteestudo tem por objetivo analisar o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte, e,para isso, lançou-se mão do método de estudo de caso. Os resultados corroboram outros estudos na área e indicaram quea pequena empresa investigada monitora os concorrentes com pouca ênfase e o faz por meio de fontes pessoais externasà organização.

Biografia do Autor

Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cance, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Docente permanente do Mestrado Acadêmico em Administração e do Mestrado Profissional em Administração da UDESC.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Cance, Éverton L. P. de L. (2013). O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 11(1), 25–38. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32155

Edição

Seção

Artigos