INOVAÇÃO: ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO HOSPITALAR

Autores

  • Luiz Felipe Vilela Pinto Fucape Business School
  • Valcemiro Nossa Fucape Business School
  • Aridelmo Teixeira Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v13i3.750

Palavras-chave:

Inovação. Gestão hospitalar. Saúde.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar se as empresas do setor hospitalar apresentam efeitos característicos de ações inovadoras. Para atingir esse objetivo realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, baseada em questionário (survey). A amostra envolveu 184 organizações hospitalares localizadas em 24 estados da federação, sendo que 79% das organizações que participaram da pesquisa são consideradas de médio ou grande porte. As variáveis foram analisadas através de um teste não paramétrico Qui-Quadrado e um teste de Regressão Logística. De forma geral os resultados sugerem que o tema inovação está sendo tratado com prioridade estratégica por grande parte dos executivos. Somente 20% das empresas registraram em suas respostas menos de 40% de efeitos característicos de ações inovadoras. Outro resultado importante demonstra que o aumento de faturamento sofre uma significante influência em relação aos efeitos característicos de ações inovadoras.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Vilela Pinto, Fucape Business School

Mestre em Administração de Empresas

Valcemiro Nossa, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Aridelmo Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

Pinto, L. F. V., Nossa, V., & Teixeira, A. (2015). INOVAÇÃO: ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO HOSPITALAR. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 13(3), 216–243. https://doi.org/10.19094/contextus.v13i3.750

Edição

Seção

Artigos