Educação superior e a eficácia dos mecanismos de financiamento das políticas públicas no Canadá

Autores

  • Danilo de Melo Costa Centro Universitário Una

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v16i1.1151

Palavras-chave:

Avaliação. Eficiência. Políticas públicas. Ensino superior. Canadá.

Resumo

Esta pesquisa analisa a eficácia dos mecanismos de financiamento das principais políticas públicas para a educação superior no Canadá no período de 2003 a 2012, pressupondo uma lacuna quanto à proposição de novas políticas públicas para auxiliar no financiamento do ensino superior em todo o mundo. No que se refere aos procedimentos metodológicos, o estudo foi concebido como exploratório e quantitativo. Analisou estatisticamente um conjunto de políticas públicas usando como referência a taxa de crescimento anual composta (CAGR), calculada, por sua vez, com base no investimento realizado e no número de estudantes atendidos durante o período analisado. Os resultados mostraram que o Canadá provou ser um país de políticas públicas sólidas e bem definidas, que tiveram um impacto no bom desempenho do país, com destaque para: a CESG, que apresenta uma maneira pró-ativa de garantir o acesso e permanência de jovens na educação superior; o CSGP/CSLP, que foi estatisticamente significativo em relação à porcentagem de estudantes atendidos; e o OSAP / Reaching Higher, que foi mais sensível em relação às necessidades do contexto em que está inserido (província de Ontário).

Biografia do Autor

Danilo de Melo Costa, Centro Universitário Una

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá)Coordenador e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração pelo Centro Universitário UNA

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Costa, D. de M. (2018). Educação superior e a eficácia dos mecanismos de financiamento das políticas públicas no Canadá. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 16(1), 210–240. https://doi.org/10.19094/contextus.v16i1.1151

Edição

Seção

Artigos