CONTEXTUS – DESAFIOS, CONQUISTAS E FUTURO

CONTEXTUS – DESAFIOS, CONQUISTAS E FUTURO

Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vol. 16, núm. 1, pp. 1-7, 2018

Universidade Federal do Ceará

EDITORIAL:

CONTEXTUS – DESAFIOS, CONQUISTAS E FUTURO

Alegria é o sentimento que quero partilhar diante da honra de ter sido indicado como editor-chefe da Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão. De início, desejo parabenizar o professor Carlos Adriano Gordiano, que esteve servindo como capitão deste barco nos anos de 2016 e 2017. Sem dúvida, foram anos de intenso trabalho e esforço que melhoraram a qualidade do periódico, que atualmente conta com publicações de autores nacionais e internacionais, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Como resultado de seu trabalho constante e de toda a equipe, a revista foi recentemente avaliada pela CAPES na classificação B1, além de estar indexada em bases como SPELL, Latindex, EBSCO e portal CAPES de Periódicos. Com três edições regulares a cada ano, em que são publicados ao todo 25 artigos, a Contextus está com seu conteúdo integralmente disponível on-line, recebendo uma quantidade crescente de submissões de novos trabalhos e acessos aos já publicados.

Posicionando-se como uma revista que caminha por vias multidisciplinares, primordialmente fundamentadas nas ciências da Economia, Administração e Contábeis, faz-se imperativo reconhecer sua importância em somar-se às demais revistas nacionais dessas áreas, contribuindo para o direcionamento e delineamento desses campos científicos, por vezes contestados em suas bases teóricas, metodológicas, epistemológicas e ontológicas. Essa batalha da comunidade científica, em que se pesar, ganha contornos mais fortes quando a enfrentamos no contexto das universidades públicas e, mais ainda, em regiões distantes do eixo sudeste-sul. Nosso desafio, portanto, torna-se maior; mas também são e serão maiores as vitórias conquistadas, e é com esse ânimo que quero iniciar meus esforços de contribuir para a consolidação do que até aqui foi construído e para conquistar novos desafios.

Madre Teresa de Calcutá certa vez afirmou: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. A Contextus é uma revista da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde a publicação da sua primeira edição no ano de 2003 — coincidentemente, o ano do meu primeiro ingresso nesta mesma universidade, ainda na condição de discente (a Contextus e eu iniciamos juntos na UFC!) —, foram muitos os que por ela passaram e deixaram suas gotas de contribuição; não apenas editores, mas diretores que a apoiaram, avaliadores que dispensaram tempo e trabalho voluntariamente e, claro, pesquisadores que viram na Contextus um instrumento valioso de publicação e divulgação de seus artigos. Sinto, portanto, que agora é minha vez de adicionar gotas a esse mar para que ele cresça cada vez mais.

Para isso, desejo continuar contando com todos esses parceiros que o periódico foi atraindo e mantendo ao longo dos anos. Faço também um convite para aqueles que quiserem cooperar com nossas atividades, seja como avaliadores ou autores: o cadastro para novos avaliadores está sempre disponível no site, assim como o acesso para pesquisadores submeterem seus artigos ao processo de avaliação. Reforço aqui o compromisso da Contextus com a ética, a transparência e a boa governança de seus processos, respeitando a pluralidade de teorias, métodos e opiniões presentes na comunidade científica nacional e internacional.

Por fim, é com satisfação que apresentamos mais uma edição da CONTEXTUS – Revista Contemporânea de Economia e Gestão (Volume 16, n.1, jan./abr. 2018).

Nesta publicação, são apresentados oito artigos que compartilham, com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, relevantes achados científicos das áreas de Administração, Contabilidade e Economia.

O primeiro artigo, desenvolvido pelas autoras Magéla Duarte Just, Claudete Batistella, Elaine Taufer e Janaína Macke, intitulado “A CULTURA ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO, NA PERSPECTIVA DE DIFERENTES PÚBLICOS”, analisa a cultura organizacional de uma IES privada – a IMED –, na perspectiva de professores, técnico-administrativos e alunos.

O segundo artigo, desenvolvido pelos autores Carla Cristine Vianna Nogueira, Daniele de Oliveira Ferreira e Emílio José Montero Arruda Filho, intitulado “A INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE MODA NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR FEMININO”, examina dois blogs – Entre Topetes e Vinis, voltado ao público plus size, e Garotas Estúpidas, de moda regular –, avaliando se as motivações de cada público são hedônicas ou utilitárias em função do seu perfil de consumo.

O terceiro artigo, desenvolvido pelos autores Vanessa Alves Pinhal, Daniel Victor de Souza Ferreira e Jacquelaine Florindo Borges, intitulado “É COM PESAR QUE INFORMAMOS O ENCERRAMENTO DE NOSSAS ATIVIDADES: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DO DECLÍNIO ORGANIZACIONAL EM VIDEOLOCADORAS”, analisa as representações sociais e as práticas estratégicas de gestores de videolocadoras em relação às tensões relacionais micro/macro que caracterizam o declínio dessas organizações.

O quarto artigo (em inglês), desenvolvido pelos autores Daniel Henrique Dario Capitani, José César Cruz Junior e Julyerme Matheus Tonin, intitulado “INTEGRATION AND HEDGING EFFICIENCY BETWEEN BRAZILIAN AND U.S. ETHANOL MARKETS”(“INTEGRAÇÃO E EFICIÊNCIA DO HEDGE NO MERCADOS DE ETANOL DO BRASIL E EUA”), avalia o grau de integração nos mercados de etanol dos EUA e Brasil, investigando a existência de um preço como referência internacional que possa servir de base aos agentes dessa cadeia produtiva.

O quinto artigo, desenvolvido pelos autores Cleiciele Albuquerque Augusto, José Paulo de Souza e Silvio Antonio Ferraz Cario, intitulado “TEORIA DOS CUSTOS DE MENSURAÇÃO NO SETOR AUTOMOTIVO”, analisa como a escolha pelas estruturas de governança é realizada, considerando aspectos de mensuração, de direitos de propriedade e de disponibilidade de informações nas relações de montadoras e seus fornecedores diretos de autopeças.

O sexto artigo, desenvolvido pelos autores Vânia Gisele Bessi, Caren Maria da Rosa Rinker, Dusan Schreiber e Maria Cristina Bohnenberger, intitulado “PERCEPÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS PESSOAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO”, verifica a percepção de gestores quanto à utilização das redes sociais virtuais por membros de suas equipes, bem como a interferência dessa utilização no ambiente de trabalho, na visão do usuário.

O sétimo artigo, desenvolvido pelos autores Deonir de Toni, Virginia Dal Ponte, Ana Paula Graciola e Gabriel Sperandio Milan, intitulado “A RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM DO VAREJO DE VESTUÁRIO E A LEALDADE DOS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Y”, verifica a relação entre as dimensões da imagem de varejo de vestuário e a lealdade dos consumidores da geração Y.

O oitavo artigo (em inglês), desenvolvido pelo autor Danilo de Melo Costa, intitulado “HIGHER EDUCATION AND THE EFFECTIVENESS OF PUBLIC POLICY FUNDING MECHANISMS IN CANADA” (“EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EFICÁCIA DOS MECANISMOS DE FINANCIAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CANADÁ”), analisa a eficácia dos mecanismos de financiamento das principais políticas públicas para a educação superior no Canadá no período de 2003 a 2012, pressupondo uma lacuna quanto à proposição de novas políticas públicas para auxiliar no financiamento do ensino superior em todo o mundo.

Ressaltamos que todo o conteúdo desta edição, bem como das anteriores, está disponibilizado de maneira gratuita, livre e irrestrita em nosso endereço eletrônico www.contextus.ufc.br. Desejamos a todos(as) uma excelente leitura! Diego de Queiroz Machado Editor-chefe da Contextus (B1) revistacontextus@gmail.com

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