EDITORIAL: A INFORMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE PUBLICAÇÃO

Diego de Queiroz Machado
Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

EDITORIAL: A INFORMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE PUBLICAÇÃO

Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vol. 16, núm. 2, pp. 1-7, 2018

Universidade Federal do Ceará

Recepção: 25 Julho 2018

Aprovação: 25 Julho 2018

Resumo: Editorial

Há tempos que o processo de publicação de artigos científicos em periódicos vinha sendo visto como uma caixa-preta ou monstro simbólico, inacessível para a grande maioria dos cientistas, responsáveis pelo desenvolvimento das pesquisas que alimentam o dito monstro. Um dos resultados, muitas vezes visto, consistia no distanciamento entre os principais agentes atuantes nesse processo (autores, revisores e editores) e ocasiões comuns de conflitos pelas relações de dependência que se fazem presentes entre eles. Um texto que exprime bem essa tensão entre esses agentes é o do psicólogo social Roy F. Baumeister, “Dear journal editor, it’s me again”, publicado em 1992 na Simulation & Gaming, no formato de uma cover letter (carta que acompanha o artigo ressubmetido ao periódico onde são apresentadas as correções feitas pelos autores no texto original).

Nos últimos anos, contudo, a criação e a evolução dos sistemas on-line de publicação, como o Open Journal Systems (OJS) e o ScholarOne, além da valorização dos aspectos éticos e de transparência, têm facilitado e dado mais clareza ao processo editorial. Para os autores, o grande avanço possibilitado por esses sistemas é a possibilidade de acompanhar o percurso do seu trabalho dentro das etapas do processo, já que os sistemas apontam sua situação (aguardando submissão, em avaliação, revisões requeridas, em edição etc.). Quanto aos revisores, o acesso rápido aos trabalhos designados e aos formulários on-line de avaliação são benefícios importantes. Por fim, para os editores, gate-keepers desse processo, destacam-se as diversas ferramentas de gestão disponibilizadas pelos sistemas, como banco de cadastro de revisores, e-mails automáticos e acompanhamento dos prazos referentes às etapas do processo editoral dos artigos submetidos.

No caso da revista Contextus, a migração para sistemas on-line se deu de forma efetiva há quase dez anos. Desde então, o que se tem percebido claramente são ganhos em termos de redução no tempo do processo editorial, entre o momento da submissão do artigo e o aceite final para publicação, como mostra o seguinte gráfico:

De fato, é extremamente significativa a redução de tempo observada, sendo superior a 50% em seus extremos (de 511 dias em 2010 para 249 dias em 2017), com destaque para o ano de 2016, com a média mais baixa no período observado (205 dias). Muito disso, claro, se deve ao trabalho conjunto de autores, revisores e editores, mas tem se tornado mais eficaz graças aos avanços nos sistemas de publicação. Considerando que tais sistemas continuam a passar constantemente por melhorias e atualizações (em maio de 2018, a Contextus passou por uma nova atualização na versão do OJS utilizado), é de se esperar o desenvolvimento de cada vez mais ferramentas que auxiliem e facilitem todas as atividades editoriais.

Aliado a esse cenário favorável e assumindo o compromisso com a melhoria contínua do processo editorial em todas as suas dimensões, gostaria então de parabenizar e continuar contando com o trabalho valoroso dos nossos revisores. Esse grupo é formado por estudiosos com reconhecimento na comunidade acadêmica nacional e internacional que, voluntariamente, desenvolvem a análise em profundidade dos artigos. O seu comprometimento com a avaliação cuidadosa e rápida dos artigos designados, sem dúvida, é uma das causas primárias para essa melhoria percebida no nosso fluxo de trabalho editorial. Além disso, destaco aqui o convite para que todos os autores, especialmente os das áreas de Administração, Economia e Contabilidade, continuem a considerar a Contextus como um meio de publicação de suas pesquisas.

Por fim, é com satisfação que apresentamos mais uma edição. Nesta publicação, são apresentados artigos que compartilham, com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, relevantes achados científicos das áreas de Administração, Contabilidade e Economia.

O primeiro artigo, desenvolvido pelos(as) autores(as) Verónica Peñaloza, Felipe Gerhard, Danielli Leite Campos Monteiro e Rayén Heredia, intitulado “IMPACTO DAS ATITUDES DE COMPRA SOBRE A REDUÇÃO DO CONSUMO NO CONTEXTO DE CRISE ECONÔMICA”, relacionou a redução do consumo com o nível de ameaça financeira que as pessoas experimentam em situações de recessão e verificou como as atitudes ao comprar – racional, compulsiva e impulsiva – afetam essa relação.

O segundo artigo, desenvolvido pelos(as) autores(as) Raquel Engelman e Dusan Schreiber, intitulado “MODELO DE CAPACIDADE ABSORTIVA E INOVAÇÃO NA INTERAÇÃO U-E”, analisou como a relação entre universidades e empresas influencia a capacidade absortiva e, portanto, a competitividade das firmas.

O terceiro artigo, desenvolvido pelos(as) autores(as) Breno Nakao e Clarissa Carneiro Mussi, intitulado “UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO: ANÁLISE INTERPRETATIVA DA LITERATURA DE COWORKING”, buscou compreender o escopo teórico do conceito de coworking, com base em uma revisão sistemática da literatura e uma análise interpretativa do conteúdo dos artigos identificados.

O quarto artigo, desenvolvido pelos(as) autores(as) Taís Pasquotto Andreoli, Váldeson Amaro Lima e Silvio Augusto Minciotti, intitulado “MARKETING SOCIAL E MARKETING SOCIETAL: UMA CONFUSÃO TEÓRICA”, observou notórias distorções no emprego dos termos marketing social e marketing societal, seja ao apresentar os conceitos de forma equivocada, seja ao expressar uma acepção incorreta ou mesmo ao aplicá-los de forma indevida.

O quinto artigo, desenvolvido pelos(as) autores(as) Camila Cristina Rodrigues Salgado, Renan Felinto de Farias Aires e Fernanda Julyanna Silva dos Santos, intitulado “DIALÉTICA DO ‘PRAZER E SOFRIMENTO’: A RELAÇÃO DE MESTRANDOS E DOUTORANDOS COM SEU TRABALHO ACADÊMICO”, investigou a subjetividade da relação de prazer e sofrimento, de mestrandos e doutorandos em administração, com seu trabalho acadêmico.

O sexto artigo, desenvolvido pelos(as) autores(as) Ricardo Augusto Capovilla e Rodrigo de Souza Gonçalves, intitulado “AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DE CONTROLE INTERNO POR MEIO DE MODELO DE MATURIDADE EM ORGANIZAÇÕES”, avaliou a maturidade do ambiente de controle interno em três organizações governamentais à luz de princípios do COSO.

O sétimo artigo, desenvolvido pelos(as) autores(as) Juliana Ventura Amaral e Reinaldo Guerreiro, intitulado “ESTABELECIMENTO DOS PREÇOS NO BRASIL”, apresentou uma pesquisa atualizada e abrangente sobre o estabelecimento dos preços em empresas de variados portes das cinco regiões brasileiras.

O oitavo artigo, desenvolvido pelos(as) autores(as) Eli Izidro dos Santos, Ricardo Candéa Sá Barreto e Ícaro Célio Santos de Carvalho, intitulado “A POBREZA MULTIDIMENSIONAL EM SALVADOR DIMINUIU? EVIDÊNCIAS SEGUNDO UMA ABORDAGEM ESPACIAL”, analisou a pobreza multidimensional nos bairros de Salvador, utilizando, além da renda, outras variáveis que igualmente representam privações dos cidadãos.

Ressaltamos que todo o conteúdo desta edição, bem como das anteriores, está disponibilizado de maneira gratuita, livre e irrestrita em nosso endereço eletrônico periodicos.ufc.br/contextus.

Desejamos a todos(as) uma excelente leitura!

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por