Impacto das atitudes de compra sobre a redução do consumo no contexto de crise econômica

Autores

  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará
  • Felipe Gerhard Universidade Estadual do Ceará
  • Danielli Leite Campos Monteiro Universidade Estadual do Ceará
  • Rayén Heredia Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v16i2.1015

Palavras-chave:

Crise, Redução do consumo, Percepção a ameaça financeira, Atitude da compra, Análise de Moderação.

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral relacionar a redução do consumo com o nível de ameaça financeira que as pessoas experimentam em situações de recessão e ver como as atitudes ao comprar – racional, compulsiva e impulsiva – afetam essa relação. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter quantitativo por meio de um survey. A técnica de análise de dados utilizada foi a de moderação por meio do software Process. Os resultados indicam que existe uma relação direta entre a redução do consumo e a percepção da ameaça financeira, assim como, sobre essa relação, existem: um efeito moderador direto da variável atitude de compra racional e um efeito moderador indireto da variável atitude de compra compulsiva. A variável atitude de compra impulsiva, no entanto, não se caracteriza como moderadora do estudo.

Biografia do Autor

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Felipe Gerhard, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Danielli Leite Campos Monteiro, Universidade Estadual do Ceará

Professora Mestre da Faculdade Metropolitana de Fortaleza (FAMETRO)

Rayén Heredia, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Economia pela Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2018-07-25

Como Citar

Peñaloza, V., Gerhard, F., Monteiro, D. L. C., & Heredia, R. (2018). Impacto das atitudes de compra sobre a redução do consumo no contexto de crise econômica. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 16(2), 8–28. https://doi.org/10.19094/contextus.v16i2.1015

Edição

Seção

Artigos