Modelo de capacidade absortiva e inovação na interação U-E

Autores

  • Raquel Engelman Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber universidade feevale

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v16i2.1035

Palavras-chave:

Capacidade absortiva, interação Universidade-Empresa, conhecimento, competitividade, modelo ACAP.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como a relação entre universidades e empresas influencia a capacidade absortiva e, portanto, a competitividade das firmas. O trabalho foi realizado com base em estudo de casos múltiplos, com três empresas sediadas na incubadora tecnológica da Universidade Feevale, situada no sul do Brasil. A análise dos dados foi feita à luz do modelo ACAP de Zahra e George (2002). Constatou-se que as diferentes formas de pesquisa e a utilização de novos conhecimentos foram cruciais para a diferenciação das empresas. Supõe-se que a relação universidade-empresa pode influenciar a capacidade de absorção e da competitividade de todas as firmas e que a obtenção e manutenção de vantagem competitiva está diretamente relacionada tanto com a ACAP realizada, através da inovação e desenvolvimento de produtos, quanto com a ACAP potencial, através da flexibilidade na reconfiguração dos recursos básicos. O modelo ACAP serviu de modo significativo para analisar a capacidade de adquirir conhecimento e de transformá-lo em inovação.

 

Biografia do Autor

Raquel Engelman, Universidade Feevale

doutora em administração pela UFRGS

Dusan Schreiber, universidade feevale

doutor em administração

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-07-25

Como Citar

Engelman, R., & Schreiber, D. (2018). Modelo de capacidade absortiva e inovação na interação U-E. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 16(2), 29–52. https://doi.org/10.19094/contextus.v16i2.1035

Edição

Seção

Artigos