Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Editorial
PRESENTATION
PRESENTACIÓN
Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vol. 16, núm. 3, pp. 1-7, 2018
Universidade Federal do Ceará


DOI: https://doi.org/10.19094/contextus.v16i3.39902

Resumo: EDITORIAL

Abstract: PRESENTATION

Resumen: PRESENTACIÓN

EDITORIAL

Estamos encerrando mais um ano, 2018, marcado por muitos desafios e valorosas conquistas. Neste ano, a Revista Contextus celebrou bodas de cristal, que se referem aos seus 15 anos de atuação junto à comunidade científica. O cristal é conhecido por ser um vidro de altíssima qualidade e transparência. As bodas de cristal, no caso da Contextus, fazem referência ao elevado nível de qualidade alcançado após quinze anos de serviço à ciência, qualidade essa que está diretamente relacionada à transparência, confiança e dedicação.

Um momento como esse se torna mais do que propício para agradecermos pelas realizações do passado e nos prepararmos para os desafios do futuro. Nestes quinze anos de existência, foram exatamente 259 artigos publicados em suas 38 edições. Esses artigos vieram do esforço de pesquisa de 446 pesquisadores e 275 pesquisadoras, somando 721 ao todo, que escolheram a Contextus como espaço de publicação dos seus trabalhos. Em complemento, tem-se toda a dedicação de um número incontável de avaliadores que, ao longo dessa década e meia, contribuíram voluntariamente com a avaliação dos trabalhos submetidos. Seu trabalho, há de se destacar, é de um valor incomensurável não apenas para a própria revista, mas para os pesquisadores que recebem nos pareceres sugestões de melhorias para o avanço de suas pesquisas.

Agora, em se tratando especificamente de 2018, há muito o que destacar. O início deste ano foi marcado pela vinculação do endereço eletrônico da Contextus ao do portal de periódicos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sendo mais antiga que o portal, a Contextus, desde 2013, ano em que se tornou digital, era publicada em website próprio. Como há males que vêm para o bem, em abril deste ano, o site da revista foi invadido e desabilitado. Mesmo após sua recuperação algumas semanas depois, entendemos que uma das formas de reduzir a vulnerabilidade a novos ataques seria contar com o suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação da universidade, alocando nosso endereço no portal de periódicos da UFC. Um ganho extra com essa mudança foi a atualização do sistema de publicação da revista (para a versão OJS 2.4.8.0), o que deu maior agilidade e transparência aos processos internos.

Muitas melhorias seguiram essa vinculação. Foram atualizadas as informações da Contextus em algumas bases já cadastradas e feita sua inclusão em novas bases e indexadores nacionais e internacionais, o que garante a sua qualidade perante a comunidade científica. Atualmente, são 16 bases e indexadores com cadastro ativo da revista e 6 em processo de cadastramento, dentre eles DOAJ, Redalyc e Scielo. O intuito deste trabalho é aumentar ainda mais a visibilidade, o acesso e as citações aos trabalhos publicados na revista.

Os processos internos e de publicação também foram melhorados. O processo editorial foi completamente revisado em sua estrutura, o que levou à divisão da etapa de avaliação inicial em duas subetapas distintas: uma análise preliminar de formato e similaridade e, em seguida, o desk-review propriamente dito. Duas editoras associadas, as professoras Dra. Alane Siqueira Rocha e Dra. Márcia Zabdiele Moreira, ambas da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC, foram convidadas para a Contextus e passaram a atuar junto ao editor-chefe, dando mais celeridade ao processo editorial. Foi feita a atualização do cadastro dos avaliadores ad hoc da revista que, neste final de 2018, conta com 348 avaliadores ativos, todos doutores. Modelos formatados com as normas da revista e nos seus três idiomas (português, inglês e espanhol) foram criados e disponibilizados no site para utilização dos autores na preparação dos artigos. Um novo modelo de declaração autoral, atualizado para respeitar os padrões internacionais de publicação, também foi criado. Todos os e-mails automáticos do sistema tiveram seu conteúdo revisado, visando melhorar a comunicação entre todos os envolvidos no processo editorial (autores, avaliadores e editores).

Vale ressaltar que todas essas mudanças já fizeram com que benefícios fossem notados. O tempo médio anual de duração dos artigos no processo editorial (entre a submissão e o aceite definitivo) foi o menor registrado: 173 dias. Dentro deste tempo, pode-se destacar o período médio de avaliação, que caiu de 189 para 67 dias neste ano. Em contrapartida, a quantidade de artigos recebidos foi a maior de todos os anos: 323 submissões até o fechamento desta edição (em 2017, que havia sido o ano com a maior quantidade de submissões até então, foram 185). Feedbacks constantes de pesquisadores e avaliadores se tornaram comuns, ressaltando a gentileza e rapidez da equipe da revista em responder às dúvidas e solucionar problemas.

Com tudo isso, o que esperamos para os próximos anos é continuar com os esforços empreendidos e avançar para novas conquistas. Mais mudanças continuam sendo estudadas, como a atualização do OJS para a sua terceira versão, inclusão de mais editores associados, revisão das normas de publicação etc. Tudo isso, em um processo forte de melhoria contínua e com um espírito de gratidão por tudo o que até aqui foi realizado.

Por fim, é com satisfação que apresentamos o conteúdo desta edição. Trata-se de artigos que compartilham, com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, relevantes achados científicos das áreas de Administração, Contabilidade e Economia.

O primeiro, desenvolvido pelos autores Adolfo H. Coutinho e Silva, Carlos E. Vieira da Silva, Moacir Sancovschi e José Alonso Borba, intitulado “ANÁLISE DAS OPERAÇÕES DESCONTINUADAS NO BRASIL APÓS ADOÇÃO DO IFRS 5”, analisa operações descontinuadas divulgadas por empresas brasileiras, após a adoção do IFRS, e demonstra que não há evidências de que as empresas tomaram decisões oportunistas para aumentar o resultado das operações continuadas.

O segundo artigo, desenvolvido pelos autores Victor Vidal de Negreiros Bezerra e José Ribamar Marques de Carvalho, intitulado “AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR FUNÇÕES DE GOVERNO ATRAVÉS DO MÉTODO PROMETHEE II”, verifica, com base nos indicadores de gasto per capita em funções de governo, a performance dos municípios pertencentes às microrregiões paraibanas de Campina Grande e Esperança.

O terceiro artigo, desenvolvido pelos autores Aline Silva Autran de Morais, Aléssio Bessa Sarquis, Edson Roberto Scharf e Jacir L. Casagrande, intitulado “PRÁTICAS DE GESTÃO DE MARKETING MULTICANAL: ESTUDO NO VAREJO DE BENS DE CONSUMO”, analisa as práticas de gestão de marketing multicanal de varejistas de bens de consumo da região Grande Florianópolis/SC, revelando a existência de quatro clusters de varejistas multicanal: “pioneiros”, “experientes”, “menos experientes” e “retardatários”.

O quarto artigo, desenvolvido pelos autores Rodolfo Rocha dos Santos, Marcelo Machado de Freitas e Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, intitulado “IMPACTO DA GOVERNANÇA NA EFICIÊNCIA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS COM EDUCAÇÃO”, verifica que a presença dos Conselhos Municipais de Educação e melhores Índices de Responsabilidade Fiscal e Social impactam positivamente a aplicação eficiente dos recursos públicos em educação.

O quinto artigo, desenvolvido pelos autores Hugo Lucindo Ferreira, José Augusto Veiga da Costa Marques e Marcelo Alvaro da Silva Macedo, intitulado “DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO E DESEMPENHO ESPORTIVO: UMA ANÁLISE COM CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL”, examina os clubes do futebol brasileiro que disputaram as Séries A ou B ao menos uma vez entre 2013 e 2016, encontrando uma relação positiva e significante de receita bruta, despesa com salários e endividamento com o desempenho esportivo dos clubes.

O sexto artigo, desenvolvido pelos autores Jefferson Rodrigues Pereira, Kely Cesar Martins de Paiva, José Vitor Palhares dos Santos e Caissa Veloso e Sousa, intitulado “‘O SHOW TEM QUE CONTINUAR’: ENCALÇOS E PERCALÇOS DO SER/ESTAR PROSTITUTA”, analisa relações entre o sentido do trabalho e a construção da identidade de prostitutas de Guaicurus (Belo Horizonte, MG), fazendo um paralelo com o filme Moulin Rouge e pautando-se em história oral temática e em análise do discurso (vertente francesa).

O sétimo artigo, desenvolvido pelos autores José Eduardo de Melo Barros, Romilson Marques Cabral, Brigitte Renata Bezerra de Oliveira, Francisco Vicente Sales Melo e Tarcísio Regis de Souza Bastos, intitulado “ALÉM DA FILOSOFIA ALTRUÍSTA: UM ESTUDO SOBRE OS DETERMINANTES DO ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS”, constata que o envolvimento de clientes com produtos orgânicos se dá de maneira multifacetada, sendo os indivíduos com alto envolvimento influenciados por circunstâncias egoístas e situações de compra específicas.

O oitavo artigo, desenvolvido pelos autores Brunno Fernandes da Silva Gaião e André Luiz Maranhão de Souza Leão, intitulado “REFLEXÕES SOBRE O IMPERATIVO DO GOZO E A MERCADORIZAÇÃO DA CULTURA”, discute a relação entre a ideologia do imperativo do gozo e o crescente processo de mercadorização da cultura em nossa época, abordando como recurso ilustrativo o caso particular do Carnaval do Recife.

O nono artigo, desenvolvido pelos autores Jaqueline Cavalcante Milhome, Diva Ester Okazaki Rowe e Marcos Gilberto Dos-Santos, intitulado “EXISTEM RELAÇÕES ENTRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E ENTRINCHEIRAMENTO ORGANIZACIONAL?”, analisa, com o uso de regressões múltiplas, as possíveis relações que podem se estabelecer entre a qualidade de vida no trabalho e os vínculos comprometimento e entrincheiramento organizacional.

Ressaltamos que todo o conteúdo desta edição, bem como das anteriores, está disponibilizado de maneira gratuita, livre e irrestrita em nosso endereço eletrônico periodicos.ufc.br/contextus.

Desejamos a todos uma excelente leitura!



Buscar:
Ir a la Página
IR
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por