Desempenho no Enade e as condições do processo formativo de acadêmicos de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2020.44442

Palavras-chave:

condições do processo formativo, desempenho no Enade, Ciências Contábeis, discentes, instituições de ensino superior

Resumo

A pesquisa objetiva analisar a relação entre a probabilidade de alto desempenho no Enade e as condições do processo formativo de acadêmicos de Ciências Contábeis, considerando 25.998 participações no Enade de 2018 e com auxílio da análise fatorial exploratória e regressão logit. Assim, estudantes com níveis mais elevados de satisfação com a organização didático-pedagógica e com a infraestrutura das instituições de ensino possuem maiores chances de alcançar desempenho mais elevado no Enade. As variáveis graduação em IES pública, modalidade presencial, gênero masculino, pai e mãe com formação superior e nível superior gratuito também maximizam o desempenho dos discentes. As oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, faixa etária mais elevada e não trabalhar reduzem a probabilidade de alto desempenho.

Biografia do Autor

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor Colaborador do Departamento de Contabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná 

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná 

Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista 

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná 

Victor Hugo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais e da Unihorizontes 

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

2020-09-07

Como Citar

Meurer, A. M., & Pereira, V. H. (2020). Desempenho no Enade e as condições do processo formativo de acadêmicos de Ciências Contábeis. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 18, 178–190. https://doi.org/10.19094/contextus.2020.44442

Edição

Seção

Artigos