Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições públicas de ensino superior: Uma comparação entre Brasil e Canadá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2023.88623

Palavras-chave:

QVT, sentido do trabalho, comprometimento organizacional, Minas Gerais, Quebec

Resumo

O principal objetivo desse artigo é avaliar os indicadores de qualidade de vida no trabalho (QVT) para os professores universitários, e comparar os indicadores de QVT em universidades públicas no Brasil e no Canadá. A amostra deste estudo é constituída por 205 professores de Minas Gerais e 269 do Quebec. Os dados foram coletados através de um questionário online aplicado em fevereiro e março de 2013. Três diferenças significativas foram encontradas entre as duas amostras: sentido no trabalho, comprometimento afetivo e comprometimento de continuidade. Os professores brasileiros parecem encontrar mais sentido no trabalho do que os canadenses e têm mais comprometimento afetivo com suas instituições.

Biografia do Autor

Ana Alice Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Pós-doutora em Administração pela École des Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC Montréal, Canadá)

Estelle M. Morin, cole des Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC Montréal)

Professora na École des Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC Montréal, Canadá)

Doutora em Psicologia pela Université de Montréal

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Vilas Boas, A. A., & Morin, E. M. (2023). Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições públicas de ensino superior: Uma comparação entre Brasil e Canadá. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 21(20 anos), e88623. https://doi.org/10.19094/contextus.2023.88623