http://www.periodicos.ufc.br/contextus/issue/feed Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 2021-06-15T15:28:53-03:00 Revista Contextus revistacontextus@ufc.br Open Journal Systems <p>Revista da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), com edições anuais e artigos publicados em fluxo contínuo nas áreas de Economia, Administração, Ciências Contábeis e afins. Publica artigos inéditos em português, inglês e espanhol.</p> http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/59985 Efeito da adoção da Lei Anticorrupção no valor de mercado das companhias brasileiras listadas no Ibovespa 2021-05-28T15:24:52-03:00 Fernando Maciel Ramos framos@unc.br Gabrielle Secchi Hohn gabrielle-hohn@hotmail.com Lucas Antônio Vargas lucas.antonio.vargas@gmail.com <p>Atualmente a corrupção é um assunto muito abordado, bem como as práticas anticorrupção, que estão sendo cada vez mais exigidas no mercado financeiro. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da adoção da Lei Anticorrupção sobre o valor de mercado das empresas de capital aberto brasileiras listadas no Ibovespa. A amostra foi composta por 229 observações, referentes aos anos de 2014 a 2018. A partir das estimações econométricas realizadas, os resultados evidenciam um efeito positivo da adoção de práticas anticorrupção sobre o valor de mercado das companhias. Dada a problemática da corrupção no cenário brasileiro, esse estudo contribui para informações que incentivem a regulamentação do mercado, organizações e seus <em>stakeholders</em> na adoção e divulgação das práticas anticorrupção.</p> 2021-01-11T00:51:57-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/60146 Os efeitos da Covid-19 sobre os desempenhos das ações dos setores da B3 2021-05-28T16:34:43-03:00 Antonio Vinicius Silva Caldas aulasdefinancas@gmail.com Emerson de Sousa Silva mersonico@yahoo.com.br Antonio Franscisco de Almeida Silva Júnior afranc13@gmail.com Ulysses de Brito Cruz ulyssescruz@infonet.com.br <p>Este trabalho teve como objetivo verificar o comportamento dos setores produtivos da B3 durante a pandemia de Covid-19, considerando o período de 2 de janeiro a 12 de maio de 2020. Esta pesquisa descritiva e quantitativa analisou o retorno médio mensal e o volume negociado de 55 setores. As técnicas utilizadas na análise dos dados foram: análise de clusters, diferença em diferenças e os testes de randomicidade, normalidade e correlação serial. Concluiu-se que a Covid-19 afetou os grupos de maneira diversa, sendo que um deles se comportou como um mercado de eficiência fraca. O estudo traz como contribuição a constatação empírica de que os setores que compõem a B3 apresentaram comportamentos distintos diante da pandemia no novo coronavírus.</p> 2021-01-25T14:01:20-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61435 Organizational wrongdoing: Um ensaio teórico sobre a maleabilidade do curso de ação das decisões éticas 2021-05-28T16:50:46-03:00 Fabíola Caldeira de Medeiros Rocha fabiola.caldeira.fc@gmail.com Karina de Deá Roglio karinaroglio@gmail.com <p>Neste ensaio teórico, apresentamos uma reflexão sobre irregularidades organizacionais (<em>wrongdoing</em>), tratando ética e moralidade a partir de uma perspectiva sociológica, explorando as regras que atores constroem para orientar seu comportamento no ambiente organizacional. Teoricamente, nos baseamos em uma revisão não exaustiva sobre as perspectivas sociológicas dominantes e emergentes para <em>organizational wrongdoing</em>; ética comportamental; e a racionalização do comportamento antiético nas organizações. Nessa reflexão, nos afastamos do pensamento implícito de que os participantes da organização são regulados, apenas, por agentes de controle externos e da visão dicotômica das decisões éticas, concedendo um papel protagonista para uma terceira alternativa: a das escolhas justificáveis socialmente, que constitui uma nova possibilidade de análise do <em>wrongdoing, </em>ainda pouco compreendida e com implicações à teoria organizacional.</p> 2021-02-08T18:02:58-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61424 A construção de práticas empreendedoras em empresas familiares: Um estudo no setor de cachaça artesanal 2021-05-31T16:11:13-03:00 Alex Fernando Borges alexfborges@gmail.com Carolina Lescura de Carvalho Castro Volta carolescura@gmail.com Mozar José de Brito mozarbrito@gmail.com Juvêncio Braga de Lima jbragadelima@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho consistiu em compreender a construção de práticas empreendedoras em empresas familiares. Para tanto, foram estudadas, com base em um estudo qualitativo de casos múltiplos, quatro organizações familiares que atuam no setor de produção de cachaça artesanal. Verificou-se que as práticas empreendedoras de criação de organizações, de construção, identificação e exploração de oportunidades, de produção e comercialização, e de inovação, quando analisadas em conjunto, contribuíram para a evolução, competitividade e sobrevivência dessas empresas. Diante disso, considera-se que a abordagem do empreendedorismo pela via das práticas empreendedoras pode constituir uma alternativa para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, e contribuir para uma análise mais compreensiva do fenômeno empreendedor em geral, e de empresas familiares em particular.</p> 2021-02-22T09:31:05-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61610 Atração de pessoas nas startups: Discursos de sedução 2021-05-31T16:21:24-03:00 Sabrina Guimarães de Faria sabrina.g.faria@ufv.br Adriana Ventola Marra aventola@ufv.br Bruno Medeiros Ássimos bruno.assimos@gmail.com Mariana Mayumi Pereira de Souza mariana.mayumi@ufv.br <p>Este estudo teve como objetivo analisar estratégias de persuasão das <em>startups</em> para seduzir e atrair potenciais candidatos. Foram selecionadas oito <em>startups</em> por acessibilidadee, entrevistados os responsáveis pela Gestão de Pessoas destas. O corpus da pesquisa foi analisado pela Análise do Discurso. Os resultados apontaram para sete estratégias de persuasão no recrutamento, que são as oposições no discurso:nós versus eles, as redes sociais e o <em>employer branding</em>, os modismos do <em>pop management</em>, a diversidade como discurso, a flexibilidade, o ambiente descontraído e o discurso do crescimento. Todos estes temas aparecem como estratégias de persuasão e sedução que torna o discurso organizacional sutil e envolvente. As <em>startups</em> estabelecem implicitamente relações interdiscursivas com o discurso capitalista.</p> 2021-03-08T13:19:08-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61280 Capacidades coletivas em inovações sociais à luz do Ciclo 5C: Uma análise da Rede Paraibana de Bancos Comunitários 2021-05-31T16:39:32-03:00 Leonardo Ferreira Batista leonardofb.leo@gmail.com Suzanne Érica Nóbrega Correia suzanne.enc@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo analisar empiricamente as variáveis de representação do Ciclo 5C de desenvolvimento de capacidades coletivas em inovações sociais: Capital, Conscientização, Conciliação, Colaboração e Confluência. Traz relevância aos estudos da área, bem como uma contribuição para estratégias que desenvolvam as capacidades coletivas nas iniciativas sociais. Construiu-se um estudo dos múltiplos casos da Rede Paraibana de Bancos Comunitários de Desenvolvimento. Evidenciou-se que a utilização do capital e as práticas de confluência são refletidas principalmente na difusão de práticas das iniciativas. Conclui-se, sob uma perspectiva de capacidades coletivas, que a análise desse framework em contextos reais subsidia práticas de desenvolvimento de capacidades coletivas e promove melhoria da gestão de iniciativas de inovação social e o consequente desenvolvimento local.</p> 2021-03-22T00:09:47-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/60978 Adoção de novas tecnologias: Um estudo com não usuários do sistema de solicitação de emissão de CPF pela internet, com ênfase em aspectos sociodemográficos 2021-05-31T16:53:55-03:00 Nery Domingos Gomes de Souza domnery123@gmail.com Josivania Silva Farias josivania@unb.br <p>Este estudo analisou fatores determinantes da não adoção do serviço de emissão de CPF disponibilizado de forma digital, distinguindo cidadãos não adotantes em função de variáveis demográficas e de hábito de uso de tecnologias. Teve como base teórica a Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2). O estudo quantitativo descritivo obteve amostra de 383 clientes dos Correios. A consistência interna do instrumento foi aferida pelo Alpha de Cronbach, foram analisadas correlações de Pearson e Spearman entre variáveis, além de testes: T de Student, ANOVA e Qui-quadrado. Concluiu-se que há uma complexidade para atender necessidades do usuário dadas as características demográficas existentes no Brasil. O estudo recomenda ações para o desenvolvimento de plataformas mais intuitivas, para incrementar a difusão da plataforma digital.</p> 2021-04-05T10:30:04-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/62492 Antecedentes do empreendedorismo na trajetória de carreiras de egressos de empresas juniores 2021-06-15T14:53:40-03:00 Aleciane da Silva Moreira Ferreira alecyane@yahoo.com.br Elisabeth Loiola beteloiola10@gmail.com Sônia Maria Guedes Gondim sggondim@gmail.com <p>Objetiva-se avançar na compreensão dos antecedentes individuais e contextuais do empreendedorismo na trajetória de carreira de empreendedores egressos de empresas juniores. Entrevistas semiestruturadas foram feitas com 15 empreendedores. As narrativas individuais foram submetidas à análise de conteúdo temático categorial. Os resultados apontam haver motivações múltiplas para empreender e que a experiência em empresas juniores ajuda no desenvolvimento de atitudes favoráveis ao empreendedorismo. Na percepção dos entrevistados, o ensino universitário oferece poucas oportunidades de formação empreendedora. Com base nas trajetórias, foi proposto um modelo compreensivo simplificado, que poderá contribuir para orientar ações educacionais empreendedoras no contexto universitário.</p> 2021-04-19T00:44:33-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61445 Elementos influenciadores da adoção tecnológica: Estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino 2021-06-15T15:28:53-03:00 Caroline Oliveira Melo caroline.oliveiramelo@gmail.com Maria Conceição Melo Silva Luft ceicamelo.ufs@gmail.com Ronalty Oliveira Rocha ronaltyrocha@gmail.com <p>Esse estudo buscou analisar, sob o ponto de vista dos gestores educacionais, e tendo como base o framework TOE, os fatores determinantes, impulsionadores e criadores de barreiras à adoção e implementação de tecnologias da informação e comunicação no âmbito de uma instituição de ensino. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, adotando-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Os dados foram coletados em entrevistas, pesquisa documental e observações diretas, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Considerando o framework TOE, os resultados demonstram que os principais determinantes à adoção tecnológica estão vinculados ao contexto ambiental; que os elementos impulsionadores estão dispostos no contexto organizacional; e que os elementos criadores de barreira envolvem os contextos organizacional e ambiental.</p> 2021-05-03T00:01:15-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61274 Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade 2021-05-17T00:23:36-03:00 Larissa Marx Welter larissamarxwelter@gmail.com Ângela Rozane Leal de Souza angela.rsl@gmail.com Brenda Borba Trajano brendaborbatrajano@gmail.com Ariel Behr behr.ariel@gmail.com <p>Este estudo objetivou analisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico, 291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programas de pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Os principais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação.</p> 2021-05-17T00:21:48-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/68011 Ecossistema empreendedor: Análise da contribuição de universidades na criação de empresas de base tecnológica 2021-05-31T01:16:37-03:00 João Paulo Moreira Silva joao.msilva@live.com Liliane de Oliveira Guimarães lilianeog@pucminas.br Edmundo Inácio Júnior edmundo.inacio@fca.unicamp.br José Márcio de Castro josemarcio@pucminas.br <p>Este artigo teve por objetivo analisar como as instituições de ensino superior contribuem na criação de empresas de base tecnológica. O método de pesquisa foi o de casos múltiplos, representados por duas universidades e cinco empresas de base tecnológica de Belo Horizonte. Foram selecionados negócios que tivessem como fundador aluno ou ex-aluno das universidades pesquisadas. Os resultados mostraram que as instituições apresentam estruturas e programas robustos, mas ainda atuam de forma pouco integrada internamente. Além disso, os empresários não identificam contribuição da sua formação universitária na sua trajetória empreendedora. O estudo contribui para a compreensão do papel da universidade no ecossistema empreendedor. Do ponto de vista teórico, o estudo identificou categorias de análise para se avaliar universidades empreendedoras.</p> 2021-05-31T01:14:25-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/62600 Estresse tecnológico e a intenção de permanecer nas organizações: A qualidade de vida e o conflito trabalho-lar medeiam essa relação? 2021-06-14T19:15:38-03:00 Ozaias Wagner Ferreira de Carvalho ozaias_carvalho@hotmail.com Marcia Juliana d'Angelo mjdangelo@terra.com.br <p>Este estudo descritivo quantitativo discute os efeitos do estresse tecnológico no conflito trabalho-casa, na qualidade de vida e na intenção de permanecer nas organizações entre os usuários de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em seu trabalho diário. É uma pesquisa descritiva e quantitativa com 473 respondentes de empresas públicas e privadas. Os resultados confirmam os efeitos negativos dos criadores do estresse tecnológico e os efeitos positivos dos inibidores do estresse tecnológico no conflito trabalho-casa, na qualidade de vida e na intenção de permanecer nas organizações. Por fim, a qualidade de vida medeia parcialmente a relação entre o estresse tecnológico e a intenção de permanecer nas organizações.</p> <p>&nbsp;</p> 2021-06-14T19:14:30-03:00 Copyright (c) 2021 Revista: apenas para a 1a. publicação