Marketing social e marketing societal: uma confusão teórica

Autores

  • Taís Pasquotto Andreoli Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Váldeson Amaro Lima Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • Silvio Augusto Minciotti Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v16i2.1045

Palavras-chave:

Marketing social, Marketing societal, Evolução do marketing, Desconformidades em marketing, Tipos de marketing.

Resumo

Apesar da clara distinção entre os conceitos de marketing social e marketing societal, ainda é recorrente uma acepção errônea desses termos. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivos: (1) mapear a produção acadêmica em relação aos temas do marketing social e marketing societal; e, principalmente, (2) verificar e analisar possíveis distorções no emprego desses termos. Foram feitos: um levantamento bibliográfico com o intuito de estudar as circunstâncias em que se originaram ambos os temas; e uma pesquisa bibliométrica associada a uma análise crítica dos conteúdos das publicações acadêmicas identificadas com os termos marketing social e marketing societal. Foi possível observar que, apesar da expressiva produção científica identificada, são notórias as distorções no emprego dos termos supracitados, seja ao apresentar os conceitos de forma equivocada, seja ao expressar uma acepção incorreta ou mesmo ao aplicá-los de forma indevida.

Biografia do Autor

Taís Pasquotto Andreoli, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Váldeson Amaro Lima, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do SulProfessor EBTT de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Silvio Augusto Minciotti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do SulDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-07-25

Como Citar

Andreoli, T. P., Lima, V. A., & Minciotti, S. A. (2018). Marketing social e marketing societal: uma confusão teórica. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 16(2), 90–112. https://doi.org/10.19094/contextus.v16i2.1045

Edição

Seção

Artigos