FRANCHISING AS A MEANS OF ACHIEVING INTERNATIONALIZATION: RESEARCH PROPOSITIONS FROM A MULTIPLE CASE STUDY OF BRAZILIAN FASHION RETAILERS (INTERNACIONALIZAÇÃO POR MEIO DE FRANQUIAS: PROPOSIÇÕES DE PESQUISA A PARTIR DE ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS DE VAREJISTAS BRASILEIROS DE MODA)

Autores

  • Victor Manoel Cunha de Almeida COPPEAD/UFRJ
  • Felipe Mendes Borini ESPM/SP e FEA/USP
  • Thiago Cruz Silveira COPPEAD/UFRJ
  • Ilan Avrichir ESPM/SP

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v13i3.608

Palavras-chave:

Internacionalização do varejo. Franquia internacional. Varejo de moda. Estudo de casos múltiplos. Países emergentes.

Resumo

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o número de franquias brasileiras cresceu 300% nos últimos dez anos, entretanto, somente 3% das franquias brasileiras operam em mercados estrangeiros, apontando para uma forte oportunidade de internacionalização. Objetivando uma melhor compreensão das possíveis características distintivas da internacionalização do varejo brasileiro, este artigo explora os determinantes da escolha do franchising como modo de entrada das empresas brasileiras no setor de vestuário de moda . O estudo de casos múltiplos foi a abordagem utilizada. O estudo resultou em onze proposições de pesquisa. Os resultados mostram que apoio das organizações governamentais ou comerciais, distância geográfica, risco político e econômico podem não ser determinantes para a internacionalização. Todavia, proximidade cultural e relacionamento com parceiros locais podem ser determinantes. Ainda, marcas dirigidas a segmentos muito específicos e cuja proposta de valor seja intimamente ligada a fatores intangíveis podem enfrentar problemas na replicação de franquias em ambientes internacionulturalmente distantes.

Biografia do Autor

Victor Manoel Cunha de Almeida, COPPEAD/UFRJ

Doutor em Administração pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Professor de Marketing e Negócios Internacionais do Coppead/UFRJ.

Felipe Mendes Borini, ESPM/SP e FEA/USP

Doutor em Administração pela USP.

Professor do Programa de Pós Graduação em Administração - Gestão Internacional - PMGI da ESPM e Professor Doutor da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Thiago Cruz Silveira, COPPEAD/UFRJ

Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ.

Consultor de Desenvolvimento de Negócios da U-Start

Ilan Avrichir, ESPM/SP

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP.

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração - Gestão Internacional - PMDGI da ESPM.

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Publicado

2015-12-17

Como Citar

Almeida, V. M. C. de, Borini, F. M., Silveira, T. C., & Avrichir, I. (2015). FRANCHISING AS A MEANS OF ACHIEVING INTERNATIONALIZATION: RESEARCH PROPOSITIONS FROM A MULTIPLE CASE STUDY OF BRAZILIAN FASHION RETAILERS (INTERNACIONALIZAÇÃO POR MEIO DE FRANQUIAS: PROPOSIÇÕES DE PESQUISA A PARTIR DE ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS DE VAREJISTAS BRASILEIROS DE MODA). Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 13(3), 57–80. https://doi.org/10.19094/contextus.v13i3.608

Edição

Seção

Artigos