ROUSSEAU E O SENTIMENTO DE EXISTÊNCIA COMO RECURSO AUTOBIOGRÁFICO E AUTOFORMATIVO

Autores

  • Marlene de Souza Dozol
  • Lia Presgrave Reis

DOI:

https://doi.org/10.30611/2019n15id43140

Palavras-chave:

Sentimento de existência, Solidão, Autoformação, Autobiografia, Jean Jacques Rousseau

Resumo

A obra rousseauniana encarna o sentimento de existência quando a solidão aparece da forma expressiva observada n’Os Devaneios do caminhante solitário, nas Confissões e nos Diálogos: Rousseau, juiz de Jean Jacques, obras autobiográficas do filósofo. Diante da impossibilidade histórica de recuperar a unidade perdida na máscara das relações sociais e de alcançar a felicidade que a vida mundana não lhe havia proporcionado, Jean Jacques volta se para a interioridade, escolhendo o isolamento como condição existencial. Na impossibilidade de transformar o mundo exterior, recorre à reforma interior visando à redenção individual. Nosso interesse na obra de Rousseau se concentra no deslocamento desta, começada como uma filosofia da história universal em direção a uma literatura que imprime uma “experiência existencial” (STAROBINSKI, 2011, p. 52). Conforme Burgelin (1978), Starobinski (2011) e Prado Jr. (2008), os quais consideram Rousseau um precursor das filosofias da existência, intencionamos destacar essa abordagem para a existência na obra literária e autobiográfica rousseauniana, colocando a como problema filosófico para daí extrair um problema filosófico educacional concernente à autoformação. Pretendemos enfatizar a visão de um autor personagem examinador de sua experiência vital e que, ao identificar situações cruciais e banais, transforma as em matéria prima para seu pensamento, para o filosofar e para a confecção de um si mesmo. Concluímos que a solidão para Rousseau é também um recurso para a fabricação do “eu” tanto na vida quanto em sua obra. Nos textos autobiográficos, a solidão é um meio para o indivíduo empreender o exame estético de consciência intencionando melhor compreender a si mesmo. Concluímos igualmente que o sentimento de existência equivale à consciência de existir, a qual, abrangendo razão e sentimento, significa intenção e atitude que encontram na linguagem sua possibilidade mais recorrente de expressão. Desse modo, o sentimento de existir instaura nossa existência no sentido de que dele emerge a consciência de si cuja intensificação, em Rousseau, necessita da solidão para exaltar o sentimento de existência. O conceito de existência em Rousseau somente adquire a devida relevância se entendido na concretude de um sentimento de existir no contexto da condição humana de um estar no mundo que vivencia e indaga a própria existência.

Referências

BURGELIN, Pierre. La philosophie de l’existence de Jean Jacques Rousseau.
Genève: Slatkine Reprints, 1978.
DAMIÃO, Carla Milani. Sobre o declínio da “sinceridade”: filosofia e autobiografia de Jean
Jacques Rousseau a Walter Benjamin. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
PRADO JR., Bento. A retórica de Rousseau. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
PRESGRAVE, Lia. Perfectibilidade e educação moral no Emílio de Rousseau: uma conexão necessária. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós Graduação em Educação, UFS, São Cristóvão, 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4751.
RAYMOND, Marcel. Jean Jacques Rousseau: la quête de soi et la rêverie. Paris: Librairie José Corti, 1962.
ROSSATTI, Gabriel Guedes. "Leur philosophie est pour les autres; il m’en faudroit une pour moi". In: Revista Natureza Humana Filosofia e Psicanálise. São Paulo, v. 16, n. 1, pp. 96
120, 2014. Disponível em: http://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/issue/view/10.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Les Confessions [1813]. In: Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1959a (Collection Bibliothèque de la Pléiade, Tome I).
______. Confissões [1813]. Trad. de Rachel de Queiroz e José Benedicto Pinto. São Paulo: EDIPRO, 2008 (Clássicos Edipro).
______. Os devaneios do caminhante solitário [1782]. Tradução, introdução e notas de Fúlvia Maria Luiza Moretto. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.
______. Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes [1755]. In: Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1964 (Collection Bibliothèque de la Pléiade, Tome III).
______. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens [1755]. Trad. de Lourdes S. Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (Coleção Os Pensadores, XXIV).
______. Émile ou de l'éducation [1762]. In: Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1969a (Collection Bibliothèque de la Pléiade, Tome IV).
______. Emílio ou Da educação [1762]. Trad. de Roberto L. Ferreira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______. Lettres morales [1861/1888]. In: Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1969b (Collection Bibliothèque de la Pléiade, Tome IV).
______. Les rêveries du promeneur solitarie [1782]. In: Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1959b (Collection Bibliothèque de la Pléiade, Tome I).
______. Rousseau, juge de Jean Jacques: Dialogues [1782]. In: Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1959c (Collection Bibliothèque de la Pléiade, Tome I).
______. Rousseau, judge of Jean Jacques: Dialogues [1782]. Hanover, New Hampshire: Darthmouth College Press, 2012 (The Collected Writings of Rousseau, v. I).
SILVA, Franklin Leopoldo. Prefácio. In: DAMIÃO, Carla Milani. Sobre o declínio da “sinceridade”: filosofia e autobiografia de Jean Jacques Rousseau a Walter Benjamin. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
STAROBINSKI, Jean. Jean Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. Trad. de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construção da identidade moderna. Trad. de Adail Ubirajara Sobral e Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

Dossiê Jean-Jacques Rousseau